Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Técnico em Agricultura
Última atualização: 18/03/2022 - 9:11 horas | Data de publicação: 18/05/2011 - 19:24 horas

O curso Pós médio em Agricultura, implantado em fevereiro de 2000, é voltado para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e que buscam formação técnica na área de Agricultura ou que procuram oportunidades de qualificação e requalificação em menor tempo, (1) um ano e meio. O curso está organizado em três períodos: O primeiro é básico sendo ministradas disciplinas como Introdução à Agricultura, Redação Científica, Gestão Rural, Construções e Instalações Rurais, Informática Aplicada, dentre outras. No segundo e terceiro períodos, o aluno cursará disciplinas como: Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, Olericultura, Culturas Anuais e Perenes, Mecanização, Agroindústria, Projeto Integrador I, Fruticultura, Fitossanidade, Irrigação e Drenagem, Extensão e Desenvolvimento Rural , Projeto Integrador II e Topografia.

Compete ao Técnico Pós Médio em Agricultura: promover ações para a implantação de cooperativas rurais; atuar em sindicatos, empresas rurais e instituições públicas prestando assessoria e assistência técnica; planejar e executar projetos na área de produção de mudas e sementes; orientar tecnicamente agricultores sobre procedimentos na área de adubações e controle de pragas, doenças e plantas daninhas; realizar levantamentos topográficos; elaborar, acompanhar e avaliar projetos agrícolas; organizar e monitorar a exploração e manejo do solo de acordo com as suas características e aptidão agrícola; planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheira.

DURAÇÃO MÍNIMA: 1 Ano e Meio
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno
CARGA HORÁRIA: 1.200 Horas + 200 Horas de Estágio

Projeto Pedagógico

Resolução de Reformulação de Projeto Pedagógico

Horários de Aulas

Portaria do Coordenador

Documentação de Estágio

Fotos do Curso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br