Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Técnico em Agropecuária
Última atualização: 19/07/2021 - 9:45 horas | Data de publicação: 18/05/2011 - 19:23 horas

O Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio foi implantado para atender alunos egressos do Ensino Fundamental. O curso é constituído de regime seriado, sem terminalidade, com matrícula única para o Ensino Médio e a Educação Profissional. Possui uma só Matriz curricular e confere o Diploma de Técnico em Agropecuária aos seus concluintes.

No Ensino médio, é oferecido aos alunos oportunidades de desenvolverem as competências e habilidades fundamentais para o posicionamento crítico na sociedade e o bom desempenho no mundo do trabalho. Desde o primeiro ano, o aluno tem contato com a parte técnica, por meio de disciplinas como: Agricultura, Zootecnia, Mecanização Agrícola e Gestão do Agronegócio, o que oportuniza o aprendizado, garantindo também o caráter multidisciplinar do curso. No segundo e terceiro ano, os conhecimentos técnicos são aprofundados com as disciplinas Suinocultura, Bovinocultura, Caprino-ovinocultura, Culturas anuais, Culturas perenes, Forragicultura, Irrigação e Drenagem, Construções e Instalações Rurais, dentre outras. Para a conclusão do curso, é necessário que o estudante faça o Estágio Supervisionado, que é obrigatório, podendo ser realizado, interna ou externamente, concomitante ou ao final do Curso.

O curso Técnico em Agropecuária habilitará o profissional a: – analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implementadas; planejar, organizar e monitorar: o uso e manejo do solo de acordo com suas características e aptidão agrícola; – auxiliar em trabalhos de pesquisa; – obtenção e preparo da produção animal; – aquisição, preparo, conservação e armazenamento da matéria prima e dos produtos agroindustriais; – elaborar programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos; – planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita; – conceber e executar projetos paisagísticos, identificando estilos, modelos, elementos vegetais, materiais e acessórios a serem empregados.

Horários de Aula

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária (2020)

Resolução 04/2017 – Reformulação PPC de Agropecuária Integrado

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br