Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Mestrado Profissional
Última atualização: 07/01/2022 - 9:20 horas | Data de publicação: 16/01/2015 - 15:06 horas

_____

Mestrado Profissional  Stricto sensu em Produção Vegetal no Semiárido (MPPVS)

Calendário |Disciplinas | Docentes | DiscentesDocumentos | Horário de aulas | Processo Seletivo | Dissertações

Processo Seletivo 2022

Informação sobre o que é mestrado profissional

Regulamentado pela Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009, o Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação Stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. O Mestrado Profissional tem a mesma validade que o Mestrado Acadêmico.

Objetivo

O mestrado profissional em Produção Vegetal no Semiárido visa potencializar a qualificação de profissionais, conferindo competências para avaliação crítica, intervenção e resolução de problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, bem como para o desenvolvimento de tecnologias aplicadas a resolução destes problemas. Pretende-se com a criação e desenvolvimento deste curso, capacitar profissionais para prática avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados à produção vegetal no semiárido, por meio da incorporação de método científico, estudos e técnicas diretamente relacionadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional.

Público-alvo

Serão admitidos, para inscrição no MPPVS, graduados, ou graduandos que irão concluir o curso até a data prevista para matrícula, em Curso superior reconhecido pelo MEC, na área de Ciências Agrárias/Biológicas ou área correlata à área de concentração do curso pretendido.

Podem ser admitidos candidatos de área não relacionada diretamente ao curso pretendido, a critério da Comissão de Seleção, desde que apresentem plano de trabalho compatível com os objetivos do Curso.

Abordagens do Mestrado Profissional em Produção Vegetal

Pretende-se abordar aspectos referentes à utilização dos recursos naturais do semiárido, solo e água, para produção e experimentação de culturas em condições de irrigação e sequeiro. Abordagem dos fundamentos socioeconômicos, botânicos, ecofisiológicos, de nutrição, de fertilidade do solo, genéticos e de melhoramento de culturas frutíferas (abacaxizeiro, bananeira, mangueira e maracujazeiro), culturas anuais (algodão, feijão vigna, sorgo), mandioca e culturas xerófitas (palma forrageira e umbuzeiro), com ênfase para o desenvolvimento sustentado, a resiliência e a segurança produtiva, de forma a promover um maior equilíbrio socioeconômico e ambiental em toda a cadeia produtiva do semiárido. Enfoque no uso de estratégias agroecológicas, mais aplicadas à agricultura familiar e biologicamente mais dependentes do ambiente natural e de soluções de engenharia no ambiente natural, mais aplicadas à agricultura empresarial pequena ou grande, como engenharia de água, solo e ambiência.

Linhas de Pesquisa:

Descrição da Linha de Agricultura Irrigada

Nesta linha de pesquisa a ênfase será no desenvolvimento de atividades voltadas para produção de culturas irrigadas; captação e uso racional de águas superficiais e subterrâneas; análise, projeto e gerenciamento de sistema de irrigação mais eficiente. Estratégias mais aplicadas à agricultura empresarial pequena ou grande, porém mais associadas a ações da engenharia no ambiente natural.

Descrição da Linha de Agricultura de Sequeiro

Nesta linha de pesquisa a ênfase será no desenvolvimento de atividades voltadas para exploração sustentável de culturas sob condição de sequeiro. Estratégias mais aplicadas à agricultura familiar e biologicamente mais dependentes do ambiente natural. Atividades relacionadas à coleta, armazenamento e uso de água da chuva; produção de culturas anuais e xerófitas.

Perfil do Profissional a ser Formado

O egresso do Curso Mestrado em Produção Vegetal no Semiárido deverá apresentar o seguinte perfil profissional:

a) profissional capaz de identificar procedimento científico destinado a resolver problemas que limitam a produção vegetal no semiárido, estando habilitado para elaborar hipóteses de pesquisa;

b) capacitado a desenvolver revisões de literatura atualizadas com base na exploração de artigos e indexadores internacionais, permitindo o compêndio sistemático de conhecimento do estado da arte;

c) detentor de espírito crítico e ambição investigativa voltada ao bem-estar da sociedade no contexto dos problemas que afligem o semiárido, seja para proteção dos pequenos produtores familiares ou para o agronegócio;

d) competente para planejar e conduzir atividade de operação dos sistemas produtivos condizente com as necessidades de conservação e gestão dos recursos naturais;

e) conhecedor dos fundamentos teóricos e possuidor de habilidades práticas que permitam a disseminação de conhecimento atividades técnicas, extensão e liderança em atuação profissional acadêmica de ensino.

Descrição sintética do esquema de oferta de curso

O programa selecionará anualmente 10 alunos a ingressarem no Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido. O discente deverá cursar duas disciplinas obrigatórias (Ecofisiologia Vegetal e Estatística Experimental) e outras optativas de 4 e de 3 créditos, a totalizar 24 créditos como uma das exigências para conclusão do Curso. As disciplinas optativas serão definidas de comum acordo entre o discente e o professor-orientador, levando em consideração a afinidade com o trabalho de conclusão do curso. O Curso de Mestrado profissional em Produção vegetal no Semiárido terá duração mínima de 12 (doze) meses e duração máxima de 24 (vinte e quatro) meses.

Sistemática de funcionamento do curso

O curso será organizado de modo a viabilizar três encontros por semestre, com aulas de todos os componentes curriculares ofertados no semestre em questão, totalizando 60 horas por encontro e 180 horas por semestre. Em síntese, os encontros terão duração de duas semanas e com intervalo para o próximo encontro de um mês.

Trabalho de Conclusão Final de Curso

Poderá ser apresentado em diferentes formatos, tais como: Dissertação; Revisão sistemática e aprofundada da literatura; Artigo; Patente; Registros de propriedade intelectual; Projetos técnicos; Publicações tecnológicas; Desenvolvimento de aplicativos; de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; Produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares; Estudos de caso; Relatório técnico com regras de sigilo; Manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços; Proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica; Protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística;

Coordenador

José Alberto Alves de Souza

E-mail: alberto.souza@ifbaiano.edu.br

ACESSE:

Calendário | Discentes | Disciplinas | Dissertações | Docentes | Documentos | Horário de aulas | Processo Seletivo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi
Zona Rural - Distrito de Ceraíma, Bahia - CEP: 46430-000

Tel.: (77) 3493-2100
Diretor: Carlito José de Barros Filho
E-mail: gabinete@guanambi.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br