Acontece no próximo sábado (24), no Campus Santa Inês, a I Edição da Operação Beija-Flor do Ano Letivo 2018
Atualizado em 26 de novembro de 2018 às 13:29 horas | Publicado em 22 de novembro de 2018 às 10:42 horas

IMG_8519

Acontece no IF Baiano Campus Santa Inês, no próximo sábado (24), a I Edição da Operação Beija-flor do Ano Letivo 2018. As atividades envolvem todas as turmas dos Cursos Técnicos Integrados (Agropecuária, Alimentos e Zootecnia).

O projeto Beija-flor tem por objetivo a coleta dos resíduos sólidos descartados de forma inadequada nas áreas verdes do Campus. A ideia surgiu de uma discussão em sala de aula da disciplina Gestão de Resíduos Sólidos do curso Técnico em Alimentos e teve como motivador o fato de buscar reduzir os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O projeto teve adesão de outras turmas e se tornou uma atividade incorporada ao Planejamento Pedagógico do Campus. Este ano (2018) o Projeto completa 4 anos sendo duas ou três edições anuais. Os resultados da atividade, que se constitui em uma ação de Educação Ambiental, são percebidos na redução do volume de resíduos coletados nas edições finais de cada ano em relação a primeira coleta e nas ações resultantes da atividade que, além de coletar os resíduos, promove o plantio de mudas, exibição de vídeos e discussões sobre temas ambientais como a redução da geração de resíduos no âmbito da instituição.

Assim, são resultados da Operação Beija Flor:

• Um grupo de estudos “Reflorestar” que trabalha na produção de mudas e plantio para recuperação de áreas dentro do Campus;

• Economicidade de copos descartáveis no Campus, uma vez que, por iniciativa dos próprios estudantes (a partir de uma discussão pós realização de uma das edições da Operação Beija-flor) decidiu-se pela retirada da oferta de copos descartáveis do refeitório. A partir de então, cada estudante leva seu copo.

Dessa forma, dando continuidade às ações do Projeto, no próximo sábado acontece mais uma edição do projeto. Inicialmente, na área externa da biblioteca, um encontro das turmas de estudantes do Campus, onde estes, acompanhados de um docente, serão encaminhados para a coleta dos resíduos sólidos, descartados de forma inadequada nos ambientes externos da Instituição. Na sequência, haverá a realização do Sábado Verde” que consiste na exibição de vídeos do Projeto Circuito Tela Verde, do Ministério do Meio Ambiente.

Os estudantes são orientados a usar: Obrigatoriamente: sapato fechado, calça e camisa da farda. Opcional: boné, protetor solar, camisa de manga. Na hora da coleta serão entregues sacos de lixo e luvas.

O cronograma seguido será:

07h30min – Acolhimento de cada turma pelo docente responsável para distribuição de material da coleta;

08h – Saída para coleta seguindo distribuição posteriormente indicada;

09h – Retorno a área em frente ao prédio da Biblioteca para disposição do material coletado;

09h20min – Inicio do Sábado Verde.

11h30min – Encerramento das atividades.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima