Acontecem esta semana, no Campus Santa Inês, os Jogos do Instituto Federal Baiano – Campus Santa (JISFI-2024)
Atualizado em 16 de abril de 2024 às 13:24 horas | Publicado em 16 de abril de 2024 às 13:24 horas

Ontem, 15, às 09h45min, na quadra poliesportiva do IF Baiano- Campus Santa Inês, aconteceu a abertura dos Jogos do Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês – JIFSI 2024. Após a concentração das torcidas e suas respectivas chegadas ao espaço da arquibancada, a professora Marline Melo, Mestre de Cerimônia, iniciou o evento fazendo a leitura do seguinte texto adaptado: “Nossa alma é a bola… O nosso lugar é a quadra… O nosso caminho é o arremesso… A nossa companheira é a torcida… O nosso amigo é o tênis e a garrafinha de água… A nossa união é o time… O nosso desejo é a vitória… O nosso remédio é o suor… O nosso imprevisto é o marcador… O nosso sonho é o titulo… O nosso verbo é ganhar… A nossa fala é o grito… O nosso espirito é o JIFSI!”

Em seguida, o Diretor Acadêmico, professor André Leonardo, leu o pronunciamento oficial da Diretora Geral, professora Genilda Lima que, mesmo ausente, por questões de saúde, encaminhou uma mensagem a todos os estudantes: “Desejo um bom desempenho aos atletas que irão abrilhantar o evento com suas habilidades, em todas as modalidades esportivas a serem disputadas no JIFSI 2024. Peço que as torcidas possam apoiar os atletas de seus cursos com alegria, motivação, integração e principalmente com ética e respeito. Aproveito, também, para parabenizar e agradecer a comissão organizadora pelo trabalho desenvolvido para a organização dos Jogos e a todos os servidores envolvidos. E assim desejo que tenhamos um excelente Jogos do Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês.”

Logo depois, as delegações, os monitores e a Comissão organizadora foram convidadas para se apresentarem. As equipes entraram com suas delegações, cada equipe acompanhada por seus “gritos de guerra” e mascotes. O Hino Nacional foi executado em uma versão com ritmos brasileiros e depois a presidente da comissão organizadora, professora Dolores Assaritti, fez uma fala sobre a importância do respeito às regras e ao outro durante as atividades.

Por fim, houve a condução da Tocha Olímpica por todas as equipes até a pira Olímpica, que foi acessa. A aluna Graziele leu o juramento dos atletas e os jogos foram declarados oficialmente abertos pelo Diretor Acadêmico, professor André Leonardo, representando a Diretora Geral. O encerramento da abertura ocorreu após a apresentação do grupo de dança “Shooting Stars” e o sorteio para a formação das chaves dos jogos que acontecem durante a semana.

Para o professor André Leonardo a realização do JIFSI vai muito além da prática esportiva. “Os jogos estimulam o trabalho em equipe, a disciplina, a superação de desafios e a socialização entre os estudantes. Além de proporcionar uma vivência lúdica que permite aos estudantes desenvolver habilidades cognitivas e emocionais” afirma.

A programação dos jogos segue durante a semana.

SOBRE O JIFSI

O JIFSI 2024 conta com diferentes modalidades, sendo: cinco modalidades coletivas (futsal, voleibol, Handebol, basquetebol e baleado); duas modalidades em duplas (dominó – dupla mista) e vôlei de areia; e seis modalidades individuais (tênis de mesa, maratona 3 km, corrida de 100 m, corrida de 800 m, xadrez, e dama).

Os estudantes são organizados em equipes que se dividem nos diferentes cursos do Ensino Profissional Técnico de Nível Médio – EPTNM. Atualmente são três equipes: Técnico em Agropecuária (Equipe Agroelite); Técnico em Alimentos/Técnico em Informática (Equipe Alitormento), Técnico em Zootecnia (Equipe Zooterror).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima