Aula da Saudade relembra momentos marcantes de estudantes dos cursos técnicos de nível médio, no Campus Santa Inês
Atualizado em 8 de junho de 2023 às 11:37 horas | Publicado em 8 de junho de 2023 às 11:37 horas

Na noite da última terça-feira (6), em celebração à conclusão dos Cursos Técnicos integrados em Agropecuária, Alimentos e Zootecnia, do IF Baiano – Campus Santa Inês, estudantes ingressantes em 2020, reuniram-se na quadra poliesportiva da instituição para realizar a “AULA DA SAUDADE”. O evento é um marco de transição para os estudantes, pois é o último momento de despedidas.

Estiveram presentes o diretor acadêmico do Campus Santa Inês, professor Guilherme Nascimento, também representando a diretora Geral, professora Genilda Lima; a coordenadora geral de ensino, professora Tharcilla Pessoa; as coordenadoras dos cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Alimentos, professora Lucidalva Menezes e professora Marilete Previero, respectivamente; o coordenador de Assuntos Estudantis, Ângelo Francisco; bem como, servidores, colaboradores e estudantes.

A professora Patrícia Neves foi a mestra de cerimônia, conduzindo todo evento. Ao fazer a abertura deu as boas-vindas e agradeceu a participação de todos. Em sequência, convidou o Diretor acadêmico a fazer o uso da palavra, em seguida, as coordenadoras dos cursos que se encontravam presentes. As falas desses participantes foram no sentido de felicitações aos estudantes, de agradecimentos pela partilha e desejo de sucesso nas novas etapas das suas vidas.

O evento contou com a participação de um público estimado em 220 pessoas, entre estudantes e servidores. Aproximadamente 180 estudantes estão concluindo os cursos técnico de nível médio, no campus. Foram 06 turmas, cada turma teve seu orador que que fez o uso da palavra, em nome da turma, entregou certificados aos homenageados: professor amigo da turma, professor sistemático, professor fofoqueiro, professor resenhista, funcionário amigo da turma (terceirizado), funcionário amigo da turma (Administração) e colega amigo da turma.

Ao final das homenagens, cada turma exibiu um vídeo com imagens e fotos que relembraram os momentos vividos durante os anos de convivência no campus. “Uma noite para relembrar, reviver e guardar para sempre no coração os momentos marcantes dos anos de convivência na Instituição”, conclui a professora Patrícia Neves.

É importante ressaltar que essas turmas iniciaram os respectivos cursos, ainda durante a pandemia de COVID-19, sendo todo o primeiro ano cursado de forma remota, o segundo ano com períodos remoto e híbrido e apenas no terceiro ano, último ano de curso, com aulas totalmente presenciais. “Os laços construídos à distância entre os estudantes e com o IF Baiano – Campus Santa Inês, se fortaleceram durante o ano presencial e não serão desfeitos com a conclusão dos cursos”, afirmou o professor André Leonardo que já presenciou muitas AULAS DA SAUDADE e que mantém contato com estudantes egressos.

Todas as falas dos representantes de turmas foram voltadas às expectativas dos mesmos em relação ao início das aulas presenciais, os medos, as incertezas e os grandes desafios enfrentados no início do curso. Mas, também, falaram sobre gratidão, principalmente aos professores e ratificaram a importância destes em sua formação como profissional e como pessoa, conhecimentos adquiridos durante a trajetória na instituição, crescimento pessoal e amizades conquistadas.

Antes de encerrar a cerimônia, foi exibido um vídeo com vários professores se dirigindo aos estudantes com falas de saudações, agradecimentos, felicitações, parabenizando por concluírem uma etapa importante de suas vidas e estimando sucesso e outro com as palavras de agradecimento e felicitações dos motoristas que conduzem os estudantes de seus municípios ao campus e que criam laços com os estudantes ao realizarem o transporte durante o ano letivo.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima