Evento realizado entre 19 e 21 de maio promoveu debates e reflexões sobre as diversas formas de violência de gênero, em consonância com a legislação nacional.
O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Santa Inês encerrou com sucesso, a III Semana de Combate à Violência contra a Mulher que aconteceu entre os dias 19 e 21 de maio de 2025. Com o tema central “Quebrando o Silêncio”, a iniciativa, promovida pelo Núcleo de Estudos em Gênero e Diversidade (GENI) e organizada por uma comissão engajada de servidores docentes, técnicos administrativos e discentes, todos membros do GENI, cumpriu sua programação prevista, fomentando importantes discussões no auditório e na quadra do campus.
A ação configurou-se como um espaço vital de reflexão sobre as múltiplas violências que atravessam o corpo feminino. Um dos principais objetivos foi romper com a noção restrita de que a violência de gênero se manifesta apenas fisicamente, alertando para a sofisticação de outras formas de agressão, como a violência epistêmica, acadêmica, estética e a crescente violência perpetrada nas redes sociais.
Segundo a docente Dolores Assaritti, membra da Coordenação Colegiada do GENI, o evento responde à necessidade premente de se trabalhar o tema no contexto escolar e de combater, em todos os espaços, as diversas formas de violência contra a mulher. “Esta ação está amparada na Lei 14.164, de 10 de Junho de 2021, que institui a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, e reforça o papel da educação na desconstrução de padrões opressores”, ressaltou a professora.
A professora Cleomar Cabral, também membra da Coordenação Colegiada do Geni, acrescenta que o tema de prevenção e combate à violência contra mulher, infelizmente, ainda é extremamente necessário nos currículos da educação e na sociedade. “O evento foi sensível ao abordar a violência psicológica e a Lei Maria da Penha, nos chamando a quebrar o silêncio. O objetivo desse trabalho é desenvolver estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violência, contra as mulheres e meninas, e assim construir uma sociedade mais segura e equitativa relata Cleomar.
A programação diversificada incluiu momentos de escuta e aprendizado. Na segunda-feira (19/05), no turno noturno, o auditório foi palco da roda de conversa “Quebrando o Silêncio: Vozes de Estudantes”, um espaço dedicado aos alunos internos.
O ponto alto contou com a participação da Dra. Sâmela Vitória Andrade Oliveira, Advogada Criminalista (Graduada em Direito pela Unifacemp, Pós Graduada em Direito Penal e Processual Penal, Pós Graduada em Direito Municipal, Membra da Comissão de Direito Criminal da OABSAJ e Membra da ANACRIM). A especialista ministrou a palestra “Quebrando o Silêncio: Entendendo a Violência Psicológica contra a Mulher e a Proteção da Lei Maria da Penha” em dois momentos distintos: na terça-feira (20/05) à noite, no auditório, para o público das Licenciaturas, e na quarta-feira (21/05) pela manhã, na quadra esportiva, aberta à comunidade em geral.
A Semana de Combate à Violência contra a Mulher, instituída pela Lei nº 14.164/2021, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para inserir o debate sobre a prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica, reforçando o compromisso do IF Baiano com a formação cidadã e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br