Campus Santa Inês disponibiliza seis bolsas para o Programa de Monitoria
Atualizado em 15 de dezembro de 2023 às 19:41 horas | Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 7:08 horas

No período de 30 de novembro até 05 de dezembro, foram realizadas as inscrições no processo seletivo aberto no IF Baiano – Campus Santa Inês para concessão de bolsas de monitoria para os Cursos Técnicos Integrados e Subsequente, e para os Cursos de Graduação do IF Baiano – Campus Santa Inês.

A seleção acontece em duas etapas: Análise do histórico escolar e Análise da carta de intenção. Para se inscrever, Estudantes interessados e aptos a participarem da seleção precisariam estar de posse da cópia do Histórico Escolar SUAP, cópia de documento oficial com foto ( frente e verso), CPF e Ficha de inscrição online devidamente preenchida.

Estão sendo disponibilizadas 6 (seis) bolsas no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais por um período de até dez meses para monitores, com previsão de início em dezembro de 2023 até maio de 2024, podendo ser prorrogada por mais 4 (quatro) meses. Cada curso ofertado pelo Campus Santa Inês: Bacharelado em Zootecnia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Geografia, Curso Técnico em Informática – Subsequente será contemplado com uma bolsa e duas bolsas serão disponibilizadas para estudantes dos Cursos Técnicos em Alimentos, Zootecnia e Agropecuária Integrados ao Ensino Médio.

O edital de seleção prevê que os discentes classificados(as) não contemplados(as) com a bolsa, possam realizar a monitoria voluntária, desde que seja em comum acordo com o(a) docente orientador(a) essa modalidade de oferta. Estão disponíveis, no edital, os componentes curriculares de cada curso e respectivos professores orientadores com vagas disponíveis para inscrição .

Considerando o horário normal de funcionamento do Campus Santa Inês, os monitores selecionados deverão dispor de no mínimo 8 (oito) horas e no máximo 10 (dez) horas semanais de segunda-feira a sexta-feira, distribuídas entre atividades em sala de aula, atividades de planejamento com orientador e de estudo individual, obedecendo à programação a ser elaborada com o Docente Orientador (a), organizada no Plano de Monitoria. A comprovação de disponibilidade de horas para atuação no Programa de Monitoria deverá ser comprovada, pelo(a) monitor(a) no momento da admissão.

Sobre o Programa de Monitoria

O Programa de Monitoria, a estudantes, destinado a estudantes regularmente matriculados nos Cursos Técnicos de Nível Médio e em Cursos de Graduação, é compreendido como uma atividade acadêmica para a melhoria do ensino desses cursos, através do estabelecimento de novas práticas e experiências educacionais, a articulação entre teoria e prática, bem como, a integração curricular em seus diferentes aspectos.

Dentre os objetivos do Programa, tem-se: Estimular a participação de estudantes em todas as etapas do processo educacional, bem como, fortalecer seu vínculo com a vida acadêmica do IF Baiano; Contribuir com as atividades de aprimoramento do aprendizado do(a) estudante com a finalidade de superar
problemas de aprendizagem; Pesquisar novas metodologias de ensino adequadas às especificidades do componente curricular do programa; Contribuir, através da formação de monitores(as) de ensino para a difusão do conhecimento e desenvolvimento humano e tecnológico; Possibilitar a construção de conhecimentos através da interação entre os(as) estudantes; Desenvolver o processo de ensino-aprendizagem do(a) discente no campo do ensino, relacionando teoria e prática; e Aperfeiçoar o itinerário formativo dos(as) discentes ao proporcionar a contextualização de diferentes saberes.

As dúvidas e questionamentos sobre o processo de seleção do Programa de monitoria podem ser enviadas para o endereço eletrônico selecaomonitoria@si.ifbaiano.edu.br.

Documentos relativos ao Processo Seletivo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)