Campus Santa Inês inicia ano letivo com ingressantes 2024
Atualizado em 19 de fevereiro de 2024 às 23:23 horas | Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 23:22 horas

Na manhã de hoje, 19, na quadra poliesportiva do Campus Santa Inês, aconteceu a primeira reunião de pais e/ou responsáveis dos estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados em Alimentos, Agropecuária, Informática e Zootecnia.

A professora Tharcilla Pessôa, Coordenadora de Ensino, conduziu a reunião que lotou o espaço da quadra com a presença, além de estudantes e familiares, da Diretora Geral, professora Genilda Lima; do Diretor Acadêmico, professor André Leonardo; das Coordenadoras dos Cursos Técnicos em Alimentos, Agropecuária, Informática e Zootecnia: professoras Marilete Previero, Lucidalva Menezes, Jadson Santos e Viviane Correa, respectivamente; a Equipe Técnico-pedagógica: Arlene Luttigards, Merilande Eloi e Eliane Ferreira; o Coordenador de Assuntos Estudantis, Ângelo Francisco e equipe da Coordenação; a psicóloga do Campus Claudimeia Barreto, o Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas, Setor de Biblioteca, Coordenação das Unidades Educativas de Campo, Grêmio Estudantil Carlos Lamarca, servidores e colaboradores.

Houve o acolhimento pela Diretora Geral, professora Genilda Lima, apresentação de cada Coordenação de curso com sua respectiva coordenação pedagógica que falou um pouco sobre cada curso; foi explicado sobre o organograma funcional, funções de cada setor, assim como, frisada a importância da leitura do material distribuído para os pais/responsáveis que continha o regimento ao qual os(as) discentes estão submetidos.

Todos os presentes que fizeram uso da palavra, foram unânimes em registrar sobre a importância da participação da família na instituição e as possibilidades que os estudantes têm não apenas no ensino, como também na pesquisa e na extensão como forma complementar aos estudos qualificando ainda mais a sua formação.

O professor André Leonardo dirigiu-se aos pais/responsáveis convidando-os a trabalhar em conjunto com a instituição. “A gente não forma sozinho, a gente forma em parceria. Juntem-se a nós para melhor formação dos filhos de vocês. Agora, assim como nós, vocês também são IF Baiano”. Disse André.

Um pai presente, Adriano Silva, atual Secretário de Agricultura do município de Cravolândia e egresso da primeira turma do Curso Técnico em Zootecnia da instituição, veio acompanhando a sua filha que ingressou no mesmo curso. Ele fala, com muito orgulho, que apoiou a decisão da filha em estudar na instituição. “Sou conhecedor da história deste instituto e sei da qualidade de ensino, bem como, dos seus profissionais além da estrutura também, na região, de ensino público é onde eu tenho a convicção de que a minha filha terá um bom acompanhamento estudantil”

A psicóloga do município de Santa Inês, Adriana Batista que atua na educação, especificamente no Ensino Fundamental II, explanou sobre o trote, Bullyng e Cyerbullyng, trazendo uma reflexão para as pessoas presentes sobre as consequências legais dessas “brincadeiras”.

Ao final das explanações, um pai pediu a fala e registrou sobre a sua experiência na instituição e sua importância, a responsabilidade dos pais na educação dos filhos e o respeito que todos devem ter um com o outro. Renildo, é estudante do curso de Pós-graduação do Campus em Educação de Jovens e Adultos articulada à Educação Profissional, teve uma filha que concluiu um curso técnico no Campus em 2017 e veio acompanhando seu segundo filho que está ingressando como estudante. “Só para reforçar: eu optei pelo meu filho estar aqui hoje porque eu amo o Heitor e se eu amo Heitor, eu amo o instituto”. Finalizou sua fala com uma frase da música de Raul Seixas “sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Após essas falas, os pais e responsáveis pelos estudantes foram direcionados para apresentações dos stands dos grupos de estudos dos estudantes do campus.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima