Campus Santa Inês lança edital de seleção para cursos técnicos
Atualizado em 16 de novembro de 2022 às 14:53 horas | Publicado em 2 de agosto de 2022 às 13:26 horas

Confira os cursos, quantidade de vagas e períodos de inscrição.

campus Santa Inês do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com seleção aberta para o preenchimento de 210 vagas nos cursos técnicos em Agropecuária (70 vagas) , Alimentos (70 vagas) e Zootecnia (70 vagas), na modalidade Integrada ao ensino médio.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 08 de abril até 10 de junho de 2022 em formato, prioritariamente, digital, e excepcionalmente presencial, no período de 06 a 10 de junho de 2022, das 9h às 12h e das 14h às 17h, em pontos de apoio para realização da inscrição presencial, no campus, respeitando todas as normas sanitárias de distanciamento, para os(as candidatos(as) que não tenham acesso à INTERNET. Vale lembrar que, para o acesso ao campus, é necessário apresentar comprovante de vacinação para covid-19.

A seleção para ingresso nos cursos técnicos será por meio de procedimento classificatório de Análise de Histórico Escolar. Podem se inscrever, pessoas que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Fundamental II (9º ano).

Para realizar a inscrição o(a) candidato(a) deve acessar o sistema online de inscrições do Processo Seletivo e seguir os passos:

• realizar preenchimento de formulário com as informações dos dados pessoais e socioeconômico;
  • informar a escolaridade e tipo(s) de estabelecimento(s) de ensino em que o(a) candidato(a) cursou todo o Ensino Fundamental;
  • selecionar o curso para o qual deseja se inscrever como 1ª opção;
  • selecionar um curso diferente para se inscrever como 2ª ou mais opções;
  • informar as notas das médias finais do Histórico Escolar das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental II (ou equivalentes), no padrão numérico de 0,00 a 10,00;
  • selecionar a reserva de vagas que deseja concorrer;
  • inserir arquivo PDF ou JPEG dos seguintes documentos:
    a) CPF,
    b) Histórico Escolar (ou documento equivalente);
    c) autodeclarações, apenas para os candidatos(as) que concorrerem na modalidade de reserva de vagas selecionando dentre as opções disponíveis, (conforme edital).

O IF Baiano reserva 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência. Este ano, as seleções irão contar com uma Banca de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial. Os membros da banca irão realizar entrevistas com o objetivo de confirmar a autodeclaração dos candidatos autodeclarados pretos e pardos a fim de garantir que as reservas de vagas sejam ocupadas por quem possui o direito.

Os(as) candidato(as) devem acompanhar todas as demais ETAPAS de seleção aqui.

Contato para informações sobre ingresso em cursos técnicos do IF Baiano: ingressos@ifbaiano.edu.br

Documentos referentes a este Processo Seletivo:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br