Campus Santa Inês oferta vagas em cursos de Qualificação Profissional na modalidade FIC
Atualizado em 17 de fevereiro de 2023 às 10:05 horas | Publicado em 16 de fevereiro de 2023 às 22:11 horas

O IF Baiano publicou Edital n° 197 com provimento de vagas em cursos de Qualificação Profissional, na modalidade de Formação Inicial e/ou Continuada – FIC que serão ofertados no Campus Santa Inês.

Todos os cursos são gratuitos e não possuem taxa de inscrição. Os(As) Candidatos(as) interessados, podem se inscrever no período de 17 de novembro até o dia 23 de novembro de 2022, através de formulário online, com manifestação de interesse na vaga do curso ou, presencialmente, por meio de formulário físico, preenchido com auxílio de um servidor IF Baiano – Campus Santa Inês, na BR-420, Zona Rural, na Coordenação de Extensão.

Estão sendo ofertadas 85 vagas distribuídas em três cursos: 25 vagas no curso de Metodologia Ativas, na modalidade de Educação à distância (EaD); 20 vagas no curso de Qualificação básica em processamento de alimentos e 40 vagas no curso para Capacitação em Libras Básico, ambos presenciais.

A seleção dos(das) candidatos(as) aos cursos ofertados aconteceu por ordem de inscrição e, para a ordem de classificação, foram observados o dia e horário em que o candidato realizou a inscrição.

As matrículas dos candidatos classificados, de acordo com tabela, deverá ser realizada no período de 16 de fevereiro a 03 de março de 2023, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h, na Secretaria de Registros Acadêmicos do IF Baiano – Campus Santa Inês. Os candidatos deverão levar os seguintes documentos:
a) documento oficial de identificação com foto;
b) cadastro de Pessoa Física – CPF;
c) Documentação comprobatória do pré-requisito do curso (confirme edital).

O curso ocorrerá no período de 03 de março de 2023 a 25 de agosto de 2023, todas as Sextas-feiras das 8h às 12h, de forma presencial, no IF Baiano campus Santa Inês.

Sobre os cursos ofertados

O curso de Metodologia Ativas tem carga horária de 40 horas, aulas às segundas, terças e sextas-feiras às 18h30min e início no dia 16 de janeiro de 2023. É necessário que o(a) candidato(a) esteja atuando na Área de Educação Básica ou seja Estudante de Licenciatura. Este curso objetiva proporcionar aos participantes a identificação e utilização de metodologias educativas diversificadas que possibilitem a participação ativa do aluno em sala de aula, estimulando a reflexão crítica e a inovação. Compreender as diversificadas formas de ensino-aprendizagem mediante as metodologias ativas.

O curso de Qualificação básica em processamento de alimentos tem carga horária de 40 horas e aulas às terças-feiras das 13h30min às 16h30min. Período do curso de 29 de novembro de 2022 a 11 de abril de 2023. É preciso que o(a) candidato(a) tenha residência comprovada no município de Santa Inês e idade mínima de 18 anos. Este curso visa propiciar qualificação profissional básica em alimentos (carne, leite, frutas e panificação) para a comunidade, primando pela autonomia financeira, com vistas a promover inclusão social e econômica.

O curso de Curso para Capacitação em Libras Básico tem carga horária de 150 horas e aulas às sextas-feiras das 8h às 12h. O período de realização vai de novembro de 2022 a agosto de 2023. O(A) candidato(a) precisa ter formação no Ensino Superior. O Objetivo deste curso é ensinar a Língua Brasileira de Sinais para as pessoas ouvintes da área de educação; formar os participantes na comunicação com os sujeitos surdos; instruir as pessoas ouvintes que trabalham no ensino com crianças, jovem e adolescente na língua de sinais. Além de proporcionar, aos professores e coordenadores, conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais, em nível básico, para a comunicação com pessoas surdas, usuárias da Libras.

Os documentos referentes a este processo seletivo estão também disponíveis no Portal do IF Baiano, na página de concursos.

Dúvidas sobre o processo deverão ser encaminhadas para o e-mail: fic@si.ifbaiano.edu.br ou pelo telefone (73) 3536-1210 ramal 65 (Coordenação de Extensão).

Documentos deste Processo Seletivo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)