O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês realizou na manhã da última sexta-feira, dia 10 de abril de 2026, às, no auditório da Biblioteca, a aula inaugural da 4ª turma da Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA) articulada à Educação Profissional.
O evento marcou o início das atividades acadêmicas da nova turma e reuniu cerca de 25 participantes, entre estudantes, docentes, técnicos-administrativos, convidados e representantes da gestão institucional.



Durante a abertura, a coordenação do curso destacou a importância do momento de acolhimento dos(as) cursistas, além da apresentação da estrutura e organização da especialização. A programação contou ainda com a participação da servidora Mônica Brito, bibliotecária do campus, que orientou sobre os procedimentos de acesso ao acervo institucional.
A gestão do campus esteve presente por meio da Diretora-Geral, Rosineide Braz e da Diretora Acadêmica, Flávia Souza, reforçando o compromisso institucional com a formação continuada de professores(as), especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional no território do Vale do Jiquiriçá.



A programação incluiu, ainda, uma mesa-redonda com a participação de egressa da primeira turma do curso, Lúcia Silva, professora da Rede Municipal de Educação de Ubaíra que compartilhou experiências e reflexões sobre o tema “Formação de professoras(es) especialistas em EJA: entre vivências, aprendizagens e desafios profissionais”, contribuindo para o diálogo e fortalecimento da prática pedagógica na área.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br