Campus Santa Inês realiza cursos de capacitação para a comunidade interna em parceria com o SENAR e Sindicato Rural de Jequié
Atualizado em 21 de agosto de 2023 às 14:10 horas | Publicado em 21 de agosto de 2023 às 11:39 horas

Foram realizados, no período de 14 a 18 de agosto de 2023, no IF Baiano – Campus Santa Inês, três cursos de capacitação rural, promovidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/Bahia e o Sindicato Rural da cidade de Jequié-BA. Os cursos foram direcionados para os discentes do curso de Bacharelado em Zootecnia e profissionais da instituição que atuam no campo.

Os cursos oferecidos têm como objetivo ampliar conhecimentos e reafirmar a preocupação do IF Baiano com a qualificação profissional dos seus estudantes e, da mesma forma, com seu quadro de pessoal que atua na área técnica.

Para os cursos ofertados: Caprinocultura, Administração Rural e Mecanização Agrícola, foram disponibilizadas 15 vagas, cada, e todas aulas teóricas aconteceram no pavilhão dos cursos superiores. O primeiro, com carga horária de 40 horas, também contou com aulas práticas, tendo estas, acontecido no setor de caprinocultura do campus. Já o curso de Administração Rural foi integralmente composto de aulas teóricas e carga horária de 24 horas.

O curso de Mecanização Agrícola, com proposta de acontecer em duas etapas, teve suas aulas práticas em campo, com uso de máquinas e equipamentos. A carga horária total do curso é de 80 horas. Nesse primeiro momento foram contempladas 40 horas e a previsão é que a segunda etapa, as outras 40 horas, sejam realizadas no mês de setembro. Quando, também, será ofertado o curso de apicultura na área de produção de própolis.

Segundo o professor do campus, Antonio Alcyone Junior, que acompanhou os cursos, “essas parcerias são muito importantes pois trazem profissionais com outras experiências e isso enriquece a formação dos nossos estudantes”.

Para Jailson Nascimento, motorista do campus que fez o curso de Mecanização Agrícola, foi a realização de um desejo antigo, pois ele tem experiência com trator por ter aprendido, na roça, com o pai, mas nunca havia realizado um curso. “Eu precisava e sempre quis fazer um curso nessa área. Essa oportunidade oferecida pelo IF Baiano me trouxe ainda mais conhecimento e, além disso, vai me certificar para atuar no mercado de trabalho” concluiu.

Bianca Nunes, graduanda do curso de Bacharelado em Zootecnia do campus, frequentou o curso de Caprinocultura e avaliou a importância do mesmo para sua formação.

“Foi de extrema importância para minha vida acadêmica, onde foi possível aumentar e qualificar, ainda mais, os conhecimentos da área”. Ela relatou que é preciso aproveitar cada momento e as oportunidades que a instituição oferece. “Devemos sempre ir em busca dos nossos objetivos e abraçar as oportunidades oferecidas aqui. Esses conhecimentos agregam muito em nossa formação como futuros profissionais da Zootecnia”. Finalizou Bianca.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima