Campus Santa Inês realiza etapa local do FAMIF 2023
Atualizado em 14 de setembro de 2023 às 19:40 horas | Publicado em 14 de setembro de 2023 às 18:30 horas

Ontem, 13, o Campus Santa Inês, em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, realizou a etapa local do IV Festival de Arte e Música do IF Baiano – FAMIF 2023, mostrando a diversidade de atrações culturais e artísticas da Bahia, através de apresentações de estudantes do Campus. O evento também contou com a participação da comunidade externa, com performances de escolas municipais e de outros grupos artísticos da cidade, como o Reunindo Primaveras.  Este ano a Praça Central do município de Santa Inês foi o palco da etapa local do FAMIF 2023.

O evento teve início às 8h e foi apresentado pelo Professor de Arte do Campus, Amós Oliveira, ao som das palavras de acolhimento e celebração da cultura baiana, como recitado no poema “Bahia que encanta”, de Tânia Baltazar. A professora Genilda Lima, Diretora-Geral do Campus, fez a abertura oficial do evento, deu as boas-vindas aos participantes, falou sobre o evento e sua importância. “O IF Baiano compreende que é através da arte, da cultura, da música que a gente vai conseguir se expressar, que a gente consegue alinhar as nossas ações para ter uma formação completa”, disse a diretora.

O festival aconteceu durante todo o dia, com uma breve pausa para almoço. Ao todo, o Festival contou com mais de 30 apresentações de servidores e estudantes nas mais diversas linguagens artísticas como teatro, música dança, poesia e artes visuais.

Nesta edição, o tema do FAMIF abraçou a cultura e identidade do nosso território, sob o lema de “O que é que a Bahia tem?”. Assim, todas as apresentações artísticas foram voltadas para as riquezas culturais do nosso estado, que se expressam nas mais diversas dimensões. As apresentações de artes visuais, por exemplo, retraram patrimônios materiais e imateriais da Bahia, como as baianas de acarajé, lavagem do Bonfim, Pelourinho, Farol da Barra, a capoeira, além de nossa negritude e as paisagens presentes na capital e no interior.

A professora Tharcilla Pessôa, presidente da comissão, diz que a parceria do Campus Santa Inês com a prefeitura, o apoio do Secretária Municipal de Turismo e Cultura, Reubem Marinho, foi essencial para o sucesso do FAMIF na cidade. “Temos muito que agradecer a parceria, o apoio recebido, a colaboração de todos que participaram e cuidaram, junto conosco, de cada detalhe desse evento”.

Vencedores

Venceram esta 4ª edição da etapa local  do Campus Santa Inês do IF Baiano, garantindo vaga na final em Bom Jesus da Lapa:

Categoria Estudante:

– Maria Gabriela Caroso Nunes, egressa do curso de Zootecnia – Modalidade – Poema;

– Maiane Santos Araújo e Aillane de Souza Ferreira, dos cursos de Agropecuária e Alimentos, respectivamente, – Modalidade – Artes Visuais;

– Thainá Rios Santana, do curso Agropecuária, – Modalidade – Interpretação Musical;

– Thiago Fontes Santos e Kátia Jesus Santos, dos cursos Zootecnia e Alimentos, respectivamente, – Modalidade – Performance Cênica.

– Welliton dos Santos Sacramento, do curso de Agropecuária, – Modalidade – Dança.

Categoria Servidor:

– Flávia Silva de Souza, professora do Campus Modalidade – Poema.

O estudante Welliton Sacramento, conhecido pelos colegas por seu nome artístico, Deguinho, selecionado na modalidade Dança e que se divertiu no palco, fala da sua alegria em participar e ser selecionado para outra fase em um evento tão importante como o FAMIF. “Eu me sinto honrado em passar de fase e é muito gratificante porque você tá vendo que ali, todos os seus esforços estão sendo levados a sério”.

O Festival se encerrou no fim da tarde, com um “Palco Aberto”, onde diversos estudantes e pessoas da comunidade externa tiveram a oportunidade de apresentar performances e interagir com o animado público desta edição. No encerramento, o professor Amós Oliveira, ressaltou a importância de um evento como este que abraça não somente os nossos estudantes e servidores, mas acolhe a cidade de Santa Inês.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima