Campus Santa Inês recebe turma de estudantes e mediadores do Polo EaD Maracás/Porto Alegre do Curso Técnico em Vendas
Atualizado em 12 de abril de 2024 às 16:39 horas | Publicado em 12 de abril de 2024 às 16:31 horas

No dia 5 de abril de 2024 o Campus Santa Inês recebeu, pela primeira vez, uma turma de estudantes e mediadores da comunidade de Porto Alegre que fazem o curso Técnico em Vendas, ofertado pelo Campus, no Polo Maracás.

Os estudantes foram recebidos pelas professoras Genilda Lima, Diretora Geral do Campus, Cláudia Bocchese, Coordenadora do Curso EaD no Campus,  Tharcilla Pessôa, Coordenadora de Ensino, Silvia Pereira, Coordenadora do Curso de Vendas e pelo Revisor de Texto em Braile, Edson Vicente dos Santos.

Reunidos no Auditório, as falas da equipe foram de acolhimento e sentimento de alegria pela importância do momento, e nas palavras da professora Genilda Lima, “mesmo distantes fisicamente e sem o contato diário no Campus, os alunos da EaD pertencem a essa casa”. A vinda dos estudantes de Maracás, segundo a professora Genilda, fortalece, ainda mais, os laços de parceria do IF Baiano – Campus Santa Inês com a Secretaria de Educação de Maracás, responsável pelo transporte desses até o Campus.

A mediadora Rosângela Oliveira, moradora da comunidade de Porto Alegre, destacou que o sucesso da turma se deve, em parte, a comunicação eficaz com a equipe do campus: “A prontidão em responder às dúvidas e a interação constante com o grupo de estudantes, contribuíram significativamente para o progresso e a permanência dos alunos no curso”. Rosângela destacou que “essa colaboração entre mediadores e estudantes é fundamental para um ambiente educacional saudável e produtivo”.

Concluído esse momento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Campus. Conduzidos pela equipe, foi feita uma visita aos setores de horticultura, suinocultura, bovinocultura, caprinocultura, biblioteca e residências dos(as) estudantes. A manhã foi finalizada com almoço no refeitório do Campus.

À tarde, após o almoço, os(as) estudantes visitantes participaram de uma oficina de informática, ministrada pela Coordenadora do Curso, professora Cláudia Bocchese, sobre a criação de cards para Instagram, usando a ferramenta Canva. Houve um dado momento em que os alunos expressaram, para a coordenadora do curso, suas vontades em realizarem a solenidade de formatura na comunidade de Porto Alegre e relataram que contam com o IF Baiano para essa ação.

Segundo a professora Cláudia, a parceria do IF Baiano – Campus Santa Inês com a Secretaria de Educação do Município de Maracás foi firmado no ano de 2016 e tem oportunizado a formação técnica, tanto dos moradores da zona urbana quanto das comunidades de Pé de Serra e de Porto Alegre.  O Curso Técnico em Vendas é um curso na modalidade de Educação a Distância – EaD, ofertado de forma semipresencial, com um encontro semanal presencial. O curso é aberto ao público em geral e tem um ano de duração.

Como finalização cultural da visita, os(as) estudantes dirigiram-se ao centro da cidade para conhecer o trabalho do paleoartista Anilson Borges, autor de diversas peças de dinossauros, em tamanho real, expostas em vários pontos da cidade. Para a professora Cláudia, essa visita ao centro da cidade foi também importante para eles conhecerem a cidade onde o Campus está situada, além de que, de acordo com a professora, “esse momento proporcionou uma  experiência cultural e artística positiva nos visitantes”. Finalizou.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima