Segunda reunião de uma série voltada à inclusão, desta vez com docentes de Agropecuária, discutiu adaptações curriculares e o Plano Educacional Individualizado (PEI) para estudantes com deficiência, visando garantir acessibilidade e equidade no aprendizado em todos os cursos do campus.
O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Campus Santa Inês deu mais um passo significativo em direção a uma educação cada vez mais inclusiva. Na manhã da última quarta-feira, docentes do Curso Técnico Integrado em Agropecuária participaram de uma reunião crucial para discutir orientações sobre adaptação e flexibilização curricular, com foco no atendimento às necessidades dos estudantes com deficiência (PCDs) matriculados no curso.
Esta foi a segunda reunião de uma série de encontros planejados pela instituição. A ação teve início no dia 02 de abril com os docentes do Curso Técnico em Alimentos e tem como meta abranger todos os cursos do campus que possuem estudantes com deficiência matriculados, demonstrando um esforço contínuo e sistemático pela inclusão.
Um dos pilares da reunião foi o esclarecimento sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI), uma ferramenta pedagógica essencial para o planejamento de estratégias personalizadas. O PEI permite que as abordagens de ensino sejam moldadas para atender cada aluno de forma específica, promovendo um ambiente de aprendizado mais eficaz e acolhedor.
A iniciativa, promovida pela professora Emanuelle Almeida, docente do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em estreita parceria com a Coordenação do Curso Técnico Integrado em Agropecuária, teve como principal objetivo garantir que estes estudantes tenham acesso aos conteúdos de forma igualitária e acessível. A discussão centrou-se na apresentação das necessidades individuais dos alunos e na proposição de adaptações e flexibilizações no currículo, considerando as condições específicas de cada um, sem, contudo, comprometer a qualidade do aprendizado.
De acordo com a professora Emanuelle Almeida, a ação é fundamental para o desenvolvimento integral dos discentes. “Garantir que todos e todas estudantes tenham as mesmas oportunidades de aprendizagem é uma missão diária. Esta reunião foi essencial para alinhar as adaptações e flexibilizações que tornarão o ambiente mais acessível e inclusivo para nossos estudantes,” afirmou a docente do AEE.
Ela destacou ainda a importância da colaboração entre os educadores: “O trabalho conjunto com os professores do Curso Técnico Integrado em Agropecuária é fundamental para implementarmos estratégias que atendam de forma eficaz as necessidades de cada discente, respeitando sua individualidade. Acredito que, ao discutir o Plano de Educação Individualizado (PEI), estamos caminhando para um modelo de ensino mais justo e comprometido com o desenvolvimento de todos e todas discentes atendidos pelo AEE.”
Ao promover ativamente essas discussões e buscar soluções práticas, o IF Baiano – Campus Santa Inês reafirma seu compromisso com uma educação de qualidade para todos, valorizando a diversidade, respeitando as diferenças e fomentando a equidade no ambiente educacional.
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