Campus Santa Inês sedia Reunião do Colegiado Territorial Vale do Jiquiriçá
Atualizado em 24 de agosto de 2022 às 21:18 horas | Publicado em 24 de agosto de 2022 às 20:28 horas

Aconteceu hoje (24), no auditório do IF Baiano – Campus Santa Inês, a I Reunião Ordinária Presencial do Colegiado Territorial Vale do Jiquiriçá. O encontro, que aconteceu das 9h às 16h, teve como temática “Planejamento e participação: ferramentas essenciais para a construção coletiva” e contou com a presença de mais de 8o participantes e representantes de 17 municípios que pertencem ao Território Vale do Jiquiriçá: Santa Inês, Amargosa, Brejões, Ubaíra, Itaquara, Cravolândia, São Miguel das Matas, Mutuípe, Nova Itarana, Irajuba, Lajedo do Tabocal, Lafayette Coutinho, Laje, Jiquiriçá, Milagres e Planaltino.

De acordo com o professor do Campus Santa Inês, André Leonardo que é, também coordenador do Núcleo Diretivo do Território, esse encontro possibilitou retomar e fortalecer os vínculos com instituições da sociedade civil, poder público e o IF Baiano – Campus Santa Inês. A coordenadora do Núcleo Diretivo, Anilvia Pedra, relata que foi um importante momento após longo período de pandemia e acrescentou que “esse foi um encontro marcado por bons debates e emocionantes relatos de experiências que enriqueceram a Política de Desenvolvimento Territorial”.

O palestrante da reunião, o Sr. Ivan Leite, representante do Estado da Bahia, dialogou sobre a Política de Desenvolvimento Territorial e estratégias para o fortalecimento dos colegiados. “A Política Territorial na Bahia é uma realidade, é fundamental para o planejamento e desenvolvimento dos municípios” afirmou Leite. Para fortalecer o debate a Agente de Desenvolvimento Territorial, Seonária Costa, falou da importância da Reintegração das instituições Públicas e da Sociedade Civil nas discussões da política Territorial.

No segundo momento houve trabalhos em grupos para a recomposição das Câmaras Técnicas e o encerramento com apresentação da sistematização dessas Câmaras. O encontro foi finalizado com a fala do professor André Leonardo desejando um bom retorno a todos os participantes e agradecendo ao IF Baiano – Campus Santa Inês, pelo apoio na realização dessa atividade. “O IF Baiano – Campus Santa Inês estará sempre de portas abertas para a sociedade civil organizada e à disposição para fomentar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental no Território Vale do Jiquiriçá”, reforçou o professor André.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima