Caravana da Pesquisa discutirá desafios e possibilidades da pesquisa no Ensino Médio
Atualizado em 29 de abril de 2021 às 11:49 horas | Publicado em 29 de abril de 2021 às 11:48 horas

O evento é mais um debate do segundo ciclo da Caravana da Pesquisa e acontece nesta quarta-feira (28)

O segundo ciclo de debates da Caravana da Pesquisa fará mais uma mesa de discussão nesta quarta-feira (28), às 15h. O tema da mesa, que será transmitida pela plataforma RNP, é “Desafios e possibilidades da pesquisa com estudantes do Ensino Médio”. O evento traz como debatedores os docentes Gustavo Sabry (Campus Valença), João Botton (Campus Teixeira de Freitas), Miquéias de Almeida (Campus Valença) e Ronaldo de Oliveira (Campus Xique-xique).

Os professores debatedores vão apresentar, juntamente com alguns convidados, relatos e experiências sobre seus projetos de pesquisa desenvolvidos com a participação de discentes do ensino médio no Instituto Federal Baiano. Segundo o coordenador geral de Iniciação Científica, Lucas Emerique, o momento será de troca de experiências e de diálogo sobre os desafios de se desenvolver projetos de pesquisa com esses alunos, bem como, os impactos desses projetos nos estudantes.

O coordenador explica que a maioria dos pesquisadores, quando chegam ao IF Baiano, viveram a experiência da pesquisa apenas no ambiente universitário, onde trabalhavam geralmente com alunos e docentes de pós-graduação. E ao ingressar no IF Baiano, esses pesquisadores passam a trabalhar majoritariamente com estudantes de Ensino Médio/Técnico que é o principal público da instituição. Essa mudança de perfil de trabalho de um pesquisador de graduação ou pós-graduação para o estudante de nível médio pode trazer desafios que desestimulam os orientadores, mas também podem surpreendê-los muito positivamente. “Nós temos vários exemplos interessantes na instituição de projetos desenvolvidos com estudantes do nível médio que ganham destaque, que ganham premiação, que se transformam em publicações acadêmicas”, afirma Lucas.

Segundo o coordenador geral de Iniciação Científica, esse tema foi pensado para que a comunidade acadêmica possa valorizar essas experiências de sucesso com esse público de pesquisa e mostrar que é possível fazer pesquisas de relevância no Ensino Médio e contribuir para a formação desses estudantes. Os professores que compõem a mesa orientam ou orientaram projetos que se destacaram no IF Baiano e levarão para o debate orientandos e/ou parceiros de pesquisas para compartilhar como superaram desafios em suas experiências exitosas.

Participe do debate, clicando neste link, às 15h desta quarta-feira.