Carta Aberta à comunidade do IF Baiano
Atualizado em 13 de janeiro de 2022 às 6:44 horas | Publicado em 29 de dezembro de 2021 às 18:12 horas

Vivemos tempos difíceis, não há como ignorar. No entanto, é preciso também lembrar que é na dificuldade que nasce a força, a esperança e o inquebrantável desejo de vencer. Foi assim que superamos 2021 e é assim que olhamos para 2022. Foi mais um ano de pandemia, de perdas, de distanciamento, de tragédias naturais e de muita saudade. Mas foi também um ano em que começamos a retomar as atividades presencias (aos poucos e sempre em segurança). Nos unimos na dor, nos solidarizamos, nos amparamos, nos fortalecemos.

Em 2021, fizemos valer o nosso processo democrático mesmo diante de um cenário de tantas incertezas. Um agradecimento especial a toda a comunidade que tornou isso possível e, principalmente, aos notáveis servidores das Comissões Eleitorais, a Central e a dos Campi, que conduziram com lisura, paciência e sabedoria este processo.

Quando já nos preparávamos para finalizar o ano, acreditando que já tínhamos enfrentado todos os desafios que 2021 tinha reservado, a natureza nos surpreende e somos inundados por uma tragédia sem precedentes no sul e sudoeste da Bahia. Centenas de famílias desabrigadas, 21 mortos, 116 municípios atingidos, entre eles Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca e Santa Inês, nossas casas, nossas comunidades, nossa gente. Nesse momento, o IF Baiano mostrou mais uma vez a força e razão da sua existência. Os campi e a Reitoria foram transformados em pontos de apoio para arrecadação de alimentos, água, agasalhos, material de limpeza e de higiene pessoal, colchões, botas, vassoura, rodo, pá. Antes de qualquer nota vir a público, ações já eram adotadas. Afinal, agir é fundamental e toda a equipe do IF Baiano “arregaçou as mangas”. Reforço aqui o agradecimento aos(às) diretores(as) gerais, servidores(as), colaboradores(as) terceirizados(as), todos e todas que se envolveram de forma direta e indireta no apoio às famílias e às cidades. Foram muitas as mobilizações e estas ainda precisam seguir ocorrendo. Nossos pontos de apoio, tanto nos campi quanto na Reitoria, seguirão funcionando até quando for necessário esse auxílio.

Estamos fechando esse ano do jeito que começamos: trabalhando! Trabalhando pela educação e pela vida, sempre! Acreditamos que, se tudo der certo, se seguirmos conseguindo conter essa pandemia e evoluindo no processo de vacinação, em fevereiro poderemos estar juntos novamente, fisicamente juntos, porque nunca nos separamos.

Que 2022 seja um ano de mais alegria, de mais saúde, de mais leveza, de mais amor, mais união e de fé, a fé de que podemos, sempre juntos, fazer diferente e fazer melhor. Um feliz ano novo e um viva ao IF Baiano, um viva à educação pública, gratuita e de qualidade! Educar é transformar, sempre!

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/carta-aberta-a-comunidade-do-if-baiano/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)