Comunidade do IF Baiano diz não à proposta de reordenamento dos Institutos Federais na Bahia
Atualizado em 18 de setembro de 2021 às 14:18 horas | Publicado em 18 de setembro de 2021 às 14:18 horas

Na última sexta-feira (17), o reitor do IF Baiano, Aécio José Araújo Passos Duarte, esteve na Setec/MEC, em Brasília, para entregar o posicionamento da comunidade do IF Baiano que disse não à proposta de reordenamento dos Institutos Federais na Bahia. O documento foi elaborado depois de consulta, por mais de 10 dias, aos diferentes segmentos da comunidade acadêmica.

O IF Baiano, juntamente com outros 10 institutos federais, foi chamado pelo ministro da Educação para uma reunião em Brasília no dia 30 de agosto. Durante a reunião, foi apresentada a proposta de reordenamento dos Institutos Federais e foi dado um prazo até o dia 20 de setembro para encaminhar a manifestação da instituição. A partir de então, foi elaborado um plano de ação para maximizar a transparência necessária ao tratamento da questão.

O plano definido teve como prioridade realizar reuniões com todos os segmentos da comunidade do IF Baiano para apresentar as informações que a instituição tinha até o momento e ouvir a opinião de servidores, estudantes e demais membros da comunidade.

As primeiras reuniões foram realizadas pelo reitor com o CONSUP, em seguida com o CODIR e por fim com a comunidade estudantil, nos dias 01, 02 e 03 de setembro. Depois, cada diretor em seu campus se reuniu com servidores e estudantes e, na reitoria, cada pró-reitoria e diretoria sistêmica ouviu os servidores do setor. O passo seguinte foi a designação de uma Comissão Mista Codir-Consup para elaborar o documento apresentando o posicionamento da comunidade do IF Baiano, que se colocou contrária à proposta de reordenamento, bem como um ofício conjunto do IF Baiano e IFBA informando a posição contrária de ambas instituições. Esse ofício foi assinado pelo reitor do IF Baiano e pela reitoria do IFBA e protocolado na Setec/MEC.

Por fim, o reitor optou por ir à Brasília, acompanhado da pró-reitora Hildonice Batista, presidente da Comissão Mista Codir-Consup, e do servidor Mateus Melo, representante do CONSUP, entregar pessoalmente o documento e reforçar o pedido de que a opinião da comunidade seja respeitada. Destacou ainda que esse posicionamento fosse visto como uma característica de maturidade e pertencimento da comunidade ao nosso instituto que reserva características muito particulares, a exemplo de ser 100% agrícola, sendo necessário em todo o território baiano.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/comunidade-do-if-baiano-diz-nao-a-proposta-de-reordenamento-dos-institutos-federais-na-bahia/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)