Concurso literário para estudantes de escolas públicas recebe inscrições até 29/10
Atualizado em 5 de outubro de 2021 às 20:42 horas | Publicado em 5 de outubro de 2021 às 20:42 horas

Concurso Literário Carolina Maria de Jesus reunirá em livro 80 textos de estudantes baianos

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou, na última quarta-feira (29), o edital do Concurso Literário Carolina Maria de Jesus que selecionará 30 textos em prosa (conto ou crônica) e 50 poesias produzidos por estudantes da rede pública de ensino da Bahia. A coletânea de textos selecionados será publicada em livro com lançamento previsto para março de 2022. As inscrições acontecem através do envio do texto e da documentação necessária para o e-mail concursoliterariocarolina@ifbaiano.edu.br até o dia 29 de outubro.

Dos 80 textos selecionados, 25 serão decorrentes da ampla concorrência entre estudantes da rede pública de ensino baiana, outros 25 serão de estudantes do IF Baiano e 30 de mulheres autodeclaradas como negras. Para participar, é necessário enviar a proposta individual com texto inédito em formulário próprio do concurso (disponível no anexo I), juntamente com uma foto modelo 3×4 digital em fundo branco e breve biografia do escritor ANEXO II e o comprovante de vínculo estudantil com instituição pública de ensino da Bahia (em PDF). Cada autor poderá submeter apenas uma obra em prosa (conto ou crônica) ou em poesia para compor o conjunto de textos a serem publicados na coletânea.

Os textos serão julgados por equipe de jurados definida pela Proex, sem identificar os autores, utilizando critérios como marca de autoria/originalidade, adequação discursiva, movimentos gramaticais e estilísticos para a construção de sentidos. O resultado preliminar será divulgado no dia 25 de novembro e o final em 06 de dezembro no sítio eletrônico da Pró-Reitoria de Extensão.

Quem foi Carolina Maria de Jesus

O Concurso homenageia a escritora Carolina Maria de Jesus (14/03/1914 – 13/02/1977), uma das primeiras escritoras negras do Brasil, considerada uma das mais importantes escritoras do país. Carolina nasceu em uma comunidade rural no interior de Minas Gerais, pobre, filha de pais analfabetos, frequentou a escola por pouco tempo, mas o período foi suficiente para que ela aprendesse a ler, escrever e desenvolvesse o gosto pela leitura. Na vida adulta, ao migrar para São Paulo, Carolina Maria de Jesus tornou-se catadora de papéis para sustentar a família. Nos cadernos que ela encontrava no material que recolhia, a escritora registrava o cotidiano da comunidade onde morava. Um desses cadernos deu origem a seu livro mais famoso, o best-seller Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960, traduzido em 16 idiomas.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/concurso-literario-para-estudantes-de-escolas-publicas-recebe-inscricoes-ate-29-10/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)