Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Congresso do IF Baiano: conheça a programação e os palestrantes
Atualizado em 12 de dezembro de 2020 às 8:04 horas | Publicado em 12 de dezembro de 2020 às 8:04 horas

Serão quatro dias de atividades reunindo múltiplos saberes e práticas das áreas de Ensino e Pesquisa.

Já são mais de 500 inscritos no I Congresso de Ensino e Pesquisa do IF Baiano, evento que será realizado de 15 a 18 de dezembro, num formato 100% online. Na programação, estão previstas mais de 15 atividades, entre conferências, seminários, mesas de discussão, apresentação de trabalhos, premiações e intervenções artísticas.

O I Congresso do IF Baiano irá promover um espaço de interação, debate, inovação e compartilhamento das vivências acadêmicas e melhores práticas do Ensino e da Pesquisa no âmbito do IF Baiano e de outras instituições do cenário estadual e nacional. As inscrições podem ser realizadas no site do evento até 14 de dezembro. 

Convidados confirmados 

Nomes de educadores, gestores, artistas e pesquisadores como Roger Chartier (Collège de France), Adélia Pinheiro (Secti-BA), Tânia Fischer (UFBA / Academia de Ciências da Bahia), Eduardo Sequerra (Instituto do Cérebro/ UFRN), Luiz Almeida (Instituto Questão de Ciência), Léo Macedo (Banda Estakazero), entre outros, estão entre os convidados confirmados no evento. 

Confira alguns dos destaques da programação de quatro dias: 

Dia 15 

O primeiro dia de atividades do Congresso, 15 de dezembro, terá Solenidade de Abertura com a presença de representantes do IF Baiano e da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA), Adélia Pinheiro. 

A cerimônia será seguida por uma Conferência, ministrada pelo pesquisador e professor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Eduardo Sequerra, abordando “Como um aluno de escola técnica virou um cientista estudando zika e microcefalia?”. Sequerra é especialista em biologia do desenvolvimento com ênfase no desenvolvimento neural. 

Logo após, ocorrerá a mesa “Pesquisar e inovar para recriar o viver: desafios da pós-graduação no Brasil”, com os palestrantes Giselle Roças, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PROPEC) do IFRJ; Vinícius Martins, Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), e ainda, Tânia Fischer, professora titular da UFBA e coordenadora do Centro Interdisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS). Doutora em Administração. Fischer já foi consultora da UNESCO e ganhadora da Medalha de Ouro 50 anos de Pós-Graduação Brasileira concedida pela CAPES.

Ainda no dia 15, haverá comunicação oral de trabalhos de bolsistas, abertura do Seminário do PIBID e a abertura das intervenções artísticas, com a participação do cantor Léo Macedo, da Banda Estakazero e dos talentos artísticos de estudantes e servidores do IF Baiano.

Dia 16 

Entre os destaques do segundo dia de evento, está a mesa “Tecnologias da leitura e da escrita ao longo do tempo: ler, escrever e pesquisar”, com a participação do historiador, pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do Collège de France, Roger Chartier. 

É também no dia 16 que ocorre a mesa “Ciência: substantivo feminino”, com as pesquisadoras Eliana Lisboa (IFBA) e Felizarda Bebé (IF Baiano). Além disso, haverá apresentação de trabalhos científicos, intervenções artísticas e o início dos trabalhos do I Seminário de Residência Pedagógica. 

Dia 17

No terceiro dia de Congresso, a divulgação científica marca as discussões com a mesa “Pesquisa é pop”, com a reunião dos palestrantes Luiz Gustavo de Almeida, gerente de mídias sociais do Instituto Questão de Ciência (IQC) e diretor nacional do projeto Pint of Science, e Marco Antônio Amaral, docente da Universidade Federal do Sul da Bahia e criador do Blog “Ornitorrinco curioso”, com mediação do professor Marcelo Oliveira (IF Baiano). 

Também estão previstas, no dia 17, a palestra “Cidadania linguística, multilinguismo e racismo”, com o professor Gabriel Nascimento, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB); uma roda de diálogos sobre formação de professores para a Escola Básica; e atividades do I Seminário Interterritorial de Sanidade Animal. 

Dia 18 

No quarto e último dia de Congresso, além de atividades doSeminário Interterritorial de Sanidade Animal, ocorre a Premiação dos trabalhos apresentados por estudantes da Iniciação Científica e Tecnológica e Pós-Graduação. 


Confira aqui a programação completa do I Congresso de Ensino e Pesquisa do IF Baiano e faça sua inscrição.


Matéria Ascom disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/conheca-a-programacao-e-os-palestrantes-do-i-congresso-do-if-baiano/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br