Conheça os vencedores do 1° Festival de Arte e Música do IF Baiano
Atualizado em 7 de junho de 2019 às 17:05 horas | Publicado em 7 de junho de 2019 às 16:36 horas

Assista aos vídeos das performances vencedoras.

Após um dia intenso de celebração das mais diversas formas de expressão artística, que trouxe ao palco 43 performances de estudantes e servidores de todas unidades do Instituto Federal Baiano, o 1° Festival de Arte e Música do IF Baiano (Famif) definiu seus quatro vencedores principais.

Entre os discentes, os vencedores foram: Na categoria Performance Artística, o primeiro lugar foi conquistado pela estudante do Campus Santa Inês, Maria Eduarda dos Santos, com a interpretação da poesia de sua autoria “Nasceu do romper”; na categoria Música Autoral, levou o prêmio, o estudante do Campus Guanambi, Gabriel Lucas dos Santos, com a canção “Hipocrisia”.

Emocionados, os jovens talentos falaram sobre o significado de terem seus trabalhos reconhecidos. “Estar aqui hoje, para mim, é uma experiência que eu não consigo descrever por que, desde pequeno, eu componho e canto, mas nunca imaginei estar num evento desse tamanho, dessa proporção e com tantos talentos envolvidos. Então, a felicidade é demais”, contou o estudante Gabriel Lucas.

“Vir para a final foi muito gratificante e ter essa sensação de estar expondo uma composição autoral aqui, ter esse reconhecimento de todo mundo, ver tanta gente legal e talentosa, foi muito prazeroso para mim”, declarou Maria Eduarda.

Já entre os servidores, levaram premiações: na categoria Performance Artística, a servidora do Campus Alagoinhas, Denise Assis, com a apresentação de dança “Deusa do Ébano”; e, na categoria Música Autoral, o servidor da reitoria, Glauco Neves, com a música “Seu e de mais ninguém”, que confessou ter ficado surpreso com a premiação. “Tô muito feliz por receber esse prêmio. Não esperava. Também participei aqui ajudando a produzir. E eu acho que foi um sucesso por que as pessoas puderam se divertir”, declarou.

Já Denise, que encantou o público com sua versão da divindade africana, pediu a continuidade do festival. “Estou muito orgulhosa em ter recebido esse troféu. Eu acho que essa foi uma iniciativa maravilhosa que revelou muitos talentos e que tenha vida longa esse projeto por que foi maravilhoso”.

Assista aos vídeos das performances vencedoras

Além das apresentações premiadas, algumas tiveram grande destaque e receberam menções honrosas no festival. Foram elas: a apresentação musical “Puta: uma crítica social”, da estudante Ranielle Nascimento do Campus Xique-Xique; a apresentação teatral “Imitose” das estudantes do Campus Bom Jesus da Lapa, Sthéfane Carvalho, Rafaela Maciel, Isabella Monique e Bruna Ilda; a interpretação da música “La vie en rose”, da estudante Joana Mendonça do Campus Catu; a poesia “Todo brasileiro é baiano”, da servidora Jigriola Duarte do Campus Senhor do Bonfim, e a apresentação de dança “No Escurinho” dos servidores Flávia Albuquerque e Almenízio Batista.

As apresentações dos participantes foram analisadas por uma banca de jurados formada por artistas e professores de artes. Para pontuar as performances, foram utilizados critérios como originalidade, criatividade e técnica, organizados em barema definido no edital de chamada interna do Famif.

O Baiano expressando o Brasil através da arte

A primeira edição do Festival de Arte e Cultura do IF Baiano (Famif) reuniu 82 estudantes e servidores de todas as unidades do IF Baiano durante os dias 3 e 4 de junho, em Salvador. Na segunda-feira, 3, os finalistas participaram de oficinas formativas e de visita guiada ao Teatro Castro Alves.

Na terça, 4, durante todo o dia, foram realizadas, no Teatro da Uneb, as apresentações dos finalistas do Famif, vencedores dos festivais internos que ocorreram em cada uma das 15 unidades do instituto. Foram 43 performances que revelaram talentos artísticos e que demonstraram a riqueza cultural dos territórios baianos em que o Instituto está presente.

O reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, destacou a importância da arte como elemento formativo e a possibilidade de integração do Instituto proporcionada pelo evento. “Esse festival é resultado de trabalho de muitas mãos, foram inúmeras equipes e servidores – não só da parte pedagógica, mas da parte técnica -, das comissões de cada campus e da reitoria que trabalharam diuturnamente para que isso pudesse acontecer e pudesse ser realizado o sonho do IF Baiano de registrar o que temos em termos de arte e de cultura e expressar tudo isso em um festival”.

Veja mais registros fotográficos do 1° Famif

Imagens: Petry Lordelo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000