Contribua com a última etapa de elaboração do PDI 2020-2024
Atualizado em 28 de setembro de 2020 às 7:54 horas | Publicado em 28 de setembro de 2020 às 7:54 horas

Minuta do PDI receberá sugestões da comunidade, via formulário online, até 23 de outubro

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) iniciou sua fase final e recebe contribuições de estudantes e seus responsáveis, professores, servidores técnicos, terceirizados e estagiários, egressos e comunidade externa até o dia 23 de outubro. A comunidade pode contribuir diretamente através de formulário disponível no site pdi.ifbaiano.edu.br, sugerindo mudanças nos textos de cada tópico dos capítulos, nas diretrizes, valores, ações, iniciativas, indicadores e metas institucionais, assim como acrescentando pontos relevantes que não foram contemplados nas minutas apresentadas.

A consulta pública é a fase final de participação da comunidade e complementa as etapas anteriores. Na primeira fase do processo, que ocorreu em 2019, reuniões presenciais nas unidades do IF Baiano foram realizadas para o levantamento de sugestões e definição de diretrizes. Na segunda etapa, uma pesquisa online reuniu informações para auxiliar na avaliação das prioridades do IF Baiano e dos principais desafios a serem superados. Agora, com a minuta pronta, a comunidade pode sugerir alterações pontuais no texto da proposta.

Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice de Souza Batista, a participação de todo o coletivo que compõe o valor público do IF Baiano aprofunda o processo democrático, a transparência e o aprimoramento da construção da gestão democrática institucional. “A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) avalia o processo de construção do PDI, mediante os fóruns realizados, a consulta à comunidade, a criação de grupo de trabalho com representações de todos os segmentos, a participação dos(as) gestores(as), dos núcleos de planejamento e parcerias institucionais como uma ação extremamente relevante e cooperativa, para a melhoria do planejamento institucional”, afirma a pró-reitora.

A minuta tem oito capítulos. Para enviar uma contribuição, o interessado deve transcrever a passagem para a qual deseja fazer alguma sugestão, indicando o sub capítulo e a página em que se encontra no documento; em seguida, reescreverá a passagem da maneira que acredita ser a mais adequada; e, por fim, justificará o motivo da sugestão. A análise das contribuições será realizada pelos membros da Comissão Central do PDI, a partir da coerência, pertinência com a temática e desenvolvimento institucional.

Por que o PDI é importante?

O PDI é o documento que define estratégias e ações do IF Baiano durante 5 anos, estabelecendo metas e prioridades em Ensino, Pesquisa, Extensão e na gestão do Instituto. Exigido por lei para Instituições de Ensino Superior, ele orienta como a instituição vai crescer, direcionar recursos e atuar junto à comunidade, sempre buscando a excelência na educação pública, gratuita e de qualidade.