Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Convite NEABI: Encontro sobre Educação, Sexualidade e Diversidade no campus Santa Inês
Atualizado em 27 de fevereiro de 2015 às 15:18 horas | Publicado em 27 de fevereiro de 2015 às 15:18 horas

27/02/2015 – O encontro acontecerá no Auditório do Campus, no dia 03 de Março de 2015.

O NEABI do campus Santa Inês tem o Prazer de convidar a tod@s a participarem do Encontro que discutirá EDUCAÇÃO, SEXUALIDADE E DIVERSIDADE. O encontro acontecerá no Auditório do Campus, no dia 03 de Março de 2015 e contará com a participação dos professores-pesquisadores de Instituições Estaduais de Ensino Superior da Bahia e está aberto a toda a comunidade.
Abaixo o resumo das propostas de discussão.
Aguardamos a tod@s

____________________________________________________________________________________

Título da Proposta:
– Uma educação para a diferença: Teoria Queer, conhecimento e educação
Palestrante:
– Kleber José Fonseca Simões (UNEB)
Resumo da Proposta:
– A apresentação objetiva realizar uma apresentação geral sobre os conteúdos da teoria queer que estabelecem críticas e propostas para a educação na contemporaneidade, refletindo sobre a gestão/regulação dos corpos no sistema capitalista que resultam na produção de mecanismos de controle das formas de vida, donde a escola e a universidade participam ativamente neste processo.

____________________________________________________________________________________

Título da Proposta:
– Por Uma Escola sem Homofobia
Palestrante:
– Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni (UEFS)
Resumo da Proposta:
– A palestra prevista para o tempo de 1:30h tem como objetivo divulgar algumas informações e conhecimento científico sobre diversidade sexual visando tanto auxiliar na promoção da saúde e à cidadania da população LGBTTTIQ como na luta contra a homofobia e preconceitos, garantindo o reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero contribuindo para uma convivência pacífica e feliz na Escola. Os temas serão tratados de forma a “minimizar o impacto da homossexualidade (http://educasemhomofobia.blogspot.com.br/) e da violência física e verbal, bullying e  humilhação contra a comunidade LGBT nas escolas, trabalhando de forma multidisciplinar com “estudo de caso” a partir fatos divulgados em artigos científicos ou na mídia. A palestra será marcada pelo olhar da Saúde Pública (com foco na Promoção da Saúde preconizada pelo SUS), dos valores da Bioética, das Identidades Sexuais de Leandro Colling e do Modelo Constelação Familiar de Bert Hellinger, despertando a noção de valores, de direitos por meio da  reflexão. Não serão usadas imagens de sexo, nudez, pornografia nem vocabulário de baixo calão, ou qualquer tipo de conteúdo ofensivo ou provocações políticas-religiosas ou material obsceno, podendo alunos de várias faixas etárias e orientações religiosas participarem.  Ao final da exposição será destinado o tempo de 30 minutos para as perguntas.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br