Curso de Pós-graduação do IF Baiano – Campus Santa Inês tem sua primeira defesa de TCC em formato presencial
Atualizado em 14 de junho de 2023 às 9:44 horas | Publicado em 13 de junho de 2023 às 22:47 horas

Na tarde de hoje (13), no pavilhão dos cursos superiores do IF Baiano – Campus Santa Inês, aconteceu a primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no formato presencial, da primeira turma de estudantes da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (DRMA).

A primeira turma de estudantes, cujas atividades tiveram início em 30 de julho de 2021, ainda durante a pandemia de COVID-19, cumpriu onze componentes curriculares e atualmente se encontra em processo de desenvolvimento dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Já foram realizadas quatro defesas de TCC dessa primeira turma. Sendo que as defesas dos estudantes: Rafael Rodrigo Ferreira de Lima, Leandro Santos Leal e Giovanna Martins Sampaio, aconteceram em formato online. Hoje, em formato presencial, a estudante Tânia de Santana Nunes apresentou seu trabalho intitulado “Jogos Educativos: Uma Proposta para Trabalhar Educação Ambiental na Escola”. A banca examinadora foi composta pela prof.ª M.ª Patrícia Moura Neves (orientadora), prof. Dr. André Leonardo Vasconcelos Souza (coorientador), ambos docentes do curso DRMA, e pelos Técnico-Administrativos em Educação, M.ª Merilande de Oliveira Soares Eloi e Me. Romilson de Souza Barreto.

O Curso de pós-graduação em DRMA é uma oportunidade de capacitação de profissionais das mais diversas áreas do conhecimento que sejam portadores de diploma de nível superior, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação: pesquisadores, extensionistas, educadores, técnicos, gestores e líderes de movimentos sociais.

De acordo com o professor Nelson Vieira, coordenador do curso, “a defesa da estudante Tânia Nunes, também servidora deste campus, ratifica a importância dos cursos de pós-graduação do IF Baiano como uma possibilidade de capacitação de seus servidores. Além disso, a participação dos servidores Merilande Eloi, e Romison Barreto, como membros da banca examinadora demonstra a qualidade profissional dos nossos servidores técnico-administrativos”. Concluiu.

Com a proximidade do encerramento do biênio 2021/2023, modalidade prevista inicialmente no Projeto Político Pedagógico (PPC) do curso, após processo seletivo realizado mediante edital, estará ingressando, em agosto de 2023, a segunda turma. A partir desta, com alteração ocorrida no PPC, o ingresso de estudantes ocorrerá anualmente. Assim, a terceira turma estará sendo selecionada para 2024.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima