Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Curso de qualificação em Microempreendedorismo do Pronatec realiza aula inaugural
Atualizado em 24 de março de 2022 às 7:52 horas | Publicado em 24 de março de 2022 às 7:46 horas

As primeiras turmas a realizarem aula inaugural foram as de Salvador. As de Camaçari terão abertura nesta quinta, 24, e as de Alagoinhas, na sexta-feira, 25

O clima foi de entusiasmo na aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual, que abriu as atividades do Programa PRONATEC – Qualifica Mais Progredir ofertadas pelo Instituto Federal Baiano em 2022. A abertura do curso ocorreu na manhã e na tarde desta quarta-feira, 23, no auditório do IFBA, no bairro do Canela, para as turmas de Salvador. 

A cerimônia contou com a participação do reitor, Aécio José Duarte; do pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli; da coordenadora geral do Programa Qualifica Mais Progredir, Uilma Reis; do coordenador adjunto do curso em Camaçari, Luís Henrique Gomes; da coordenadora adjunta do curso em Salvador, Ana Paula Marques; e da representante da equipe de professores formadores, Larissa Fernanda Peixoto. Além, da participação da equipe de apoio, da supervisora do curso em Salvador e professores formadores que atuarão no curso.

Após período de atividades letivas virtuais e híbridas na instituição, o curso marca o momento de retorno ao ensino presencial, que já vem acontecendo nos campi desde o início do ano, e expande o público da instituição para cidades onde não há campus do IF Baiano, como Salvador e Camaçari. O curso acontece em Salvador, Camaçari e Alagoinhas e qualificará 700 beneficiários do Auxílio Brasil, no primeiro ciclo, para empreender e/ou melhorar seu negócio.

O reitor, Aécio José Duarte, destacou em sua fala a oportunidade que o curso abre para cada aluno no sentido de despertar ideias, potencialidades e possibilidades em pessoas diferentes, com diferentes idades e realidades. Ele falou ainda sobre a dedicação dos servidores envolvidos em preparar a recepção dos alunos, os espaços de realização das aulas, a seleção dos alunos, a viabilização das bolsas e preparar um curso voltado a capacitar e potencializar negócios e ideias para o aumento de renda das famílias. “Aproveitem esse tempo de formação para interagir não só com os professores, mas também entre vocês”, aconselhou o reitor.

Reitor Aécio José Duarte destaca as oportunidades que a qualificação profissional cria para famílias de baixa renda

Para o pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, acolher novos discentes, sobretudo nesse momento após 2 anos de pandemia, reforça a consolidação do IF Baiano como instituição educacional atenta para o atendimento de demandas sociais. A coordenadora do Programa, Uilma Reis, deu uma injeção de ânimo nos alunos, contando sua trajetória como empreendedora e falando como é importante ter qualificação para saber enfrentar os desafios do empreendedorismo. Ela contou que, no passado, ao empreender no ramo de organização de eventos, sua criatividade e ousadia a ajudaram a crescer, mas a falta de conhecimento trouxe dificuldades para precificar e planejar seu negócio. “Nenhum tipo de negócio sobrevive sem qualificação, plano de negócios e planejamento”, afirmou a coordenadora destacando a importância de se capacitar para desenvolver habilidades e empreendimentos.

Para o aluno Abraão Araújo, de 21 anos, esta é uma oportunidade de se tornar dono do seu próprio negócio e se aperfeiçoar. “Tenho tios que são microempreendedores e tenho vontade de ser um também. Poder ter um horário de trabalho flexível, não depender de ninguém…”, conta o jovem. Para a aluna Volquimar Nataly Fernandes, de 31 anos, o empreendedorismo está no sangue. Seu pai começou com uma barraquinha vendendo corante e depois teve padaria e mercearia. “Eu acho que empreender é estar em contato com as pessoas e entregar coisas de boa qualidade para elas. Para ser empreendedor tem que ser apaixonado por gente e eu sou, adoro me comunicar!”, explica com entusiasmo Volquimar que, atualmente, trabalha como manicure e nail designer.

Na manhã desta quinta-feira, 24, ainda acontecerá a aula inaugural das turmas de Camaçari, no Teatro Alberto Martins, às 09h. E na sexta-feira, 25, é a vez da abertura do curso em Alagoinhas, no auditório do IF Baiano – Campus Alagoinhas, às 10h.


Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/curso-de-qualificacao-em-microempreendedorismo-do-pronatec-realiza-aula-inaugural/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 3536-1213 | (73) 3536-1214 | (73) 3536-1210
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br