Curso sobre Edição Gráfica produz jornal que revisita antigos veículos impressos fora de circulação sobre Santa Inês
Atualizado em 3 de novembro de 2022 às 17:13 horas | Publicado em 3 de novembro de 2022 às 13:34 horas

O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Editor de Projeto Visual Gráfico”, ofertado pelo IF Baiano – Campus Santa Inês, no período de 25 de abril a 24 de outubro de 2022, concluiu suas atividades, distribuindo 120 exemplares de jornais impressos para moradores do município de Santa Inês.

O jornal foi idealizado pela professora Cláudia Bocchese de Lima do IF Baiano – Campus Santa Inês e confeccionado pelos estudantes do curso. No curso de 60 horas de duração, os alunos estudaram a criação, o desenvolvimento e a edição de projetos visuais gráficos, como cards, cartazes, jornais, entre outros.

Segundo levantamento feito pela professora Cláudia, existiam, no passado, no município de Santa Inês, dois jornais impressos: o “Correio de Santa Ignez” e “O Ideal”.

Durante as explanações da professora e as discussões em aula, surgiu a ideia de editar, imprimir e divulgar, entre os moradores da cidade, um jornal, que retomasse fatos sobre o município de Santa Inês, mencionados em jornais antigos. No 98° aniversário da emancipação política da cidade, dia 26 de outubro, os estudantes do curso FIC distribuíram os exemplares em homenagem à data.

De acordo com a professora Cláudia, não há jornais impressos em circulação na cidade. “Como esse formato de mídia foi trabalhado no curso, com os estudantes, propus que eles realizassem a seleção das notícias, depois fizemos a diagramação e impressão do jornal”, explica a professora.

O jornal em arquivo PDF pode ser visualizado neste link.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima