Curso técnico em Agropecuária realiza ‘Dia de Campo’ para comunidade de assentamento
Atualizado em 18 de dezembro de 2019 às 17:13 horas | Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 17:13 horas

No último domingo, 15, estudantes e professores do Curso Técnico em Agropecuária PROEJA promoveram um “Dia de Campo” no Assentamento Itatiaia/Imber, localizado no município de Santa Inês. O evento foi organizado pela coordenação do curso para a comunidade do assentamento, que compareceu para prestigiar os estudantes. Dentre eles, um de seus moradores, o estudante Marco Antônio e os professores do IF Baiano Campus Santa Inês que atuam no curso e ministram disciplinas nesse segundo módulo.

O “Dia de Campo” teve como proposta estimular maior integração entre os estudantes do curso e os agricultores do Assentamento Itatiaia/Imbé, com a demonstração de algumas práticas utilizadas na preservação do meio ambiente.

O encontro iniciou com um café da manhã para todos os participantes. Houve uma breve apresentação de todos os presentes e, em seguida, o Professor de Física Cleber Silva iniciou uma conversa sobre os impactos ao meio ambiente e à saúde, decorrentes do mau uso do fogão a lenha. Ele também apresentou alguns modelos de fogão alternativo que podem contribuir para a redução da exposição à fumaça, assim como para redução da coleta de lenha na caatinga pelas pessoas cuja condição social dificulta o acesso ao gás de cozinha.

No segundo momento, os alunos demonstraram técnicas conservacionistas de solo e água, utilizando um simulador de erosão. Tais técnicas, desenvolvidas ao longo do curso, possibilitam, ao profissional de agropecuária, passar seus conhecimentos ao produtor rural. Foi demonstrada, ainda, a técnica de compostagem e a construção de curvas de nível.

Segundo a coordenadora do curso, Professora Patrícia Moura Neves, a expectativa é que a comunidade tenha conhecimento sobre o curso e que os docentes pensem e contextualizem suas práticas pedagógicas para melhor atender as demandas desse público. A mesma fez uma avaliação do evento, destacando que a comunidade ficou motivada e percebeu que o IF Baiano está mais próximo, o que possibilita uma integração para futuras parcerias e a busca pelo desenvolvimento local.

O Professor de Extensão Rural André Leonardo, em sua fala, ratificou a importância da assistência técnica para o homem do campo e que, apesar de não ser o objetivo a instituição, o IF Baiano forma técnicos capazes de realizarem tal ação com qualidade. “Enquanto instituição de ensino, a gente não consegue fazer assistência técnica, mas consegue formar técnicos que vão fazê-la. E que qualquer dúvida, esses técnicos podem retornar pra que a gente possa orientar e fortalecer cada vez mais esse processo.”

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima