Dez servidores e discentes do IF Baiano compartilham práticas exitosas na educação em livro
Atualizado em 20 de junho de 2021 às 9:04 horas | Publicado em 20 de junho de 2021 às 9:04 horas

O livro “Práticas Exitosas na Educação: reflexões sobre ensinar e aprender” está disponível para download gratuito e conta com a contribuição de diferentes instituições de ensinoCOMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS:WhatsAppFacebookMessengerTwitterEmailCopy Link

Docentes, discentes e servidores técnico-administrativos publicaram cinco capítulos do livro “Práticas Exitosas na Educação: reflexões sobre ensinar e aprender”, que reúne experiências de sucesso, realizadas em diferentes instituições de ensino. Entre os temas discutidos pelos servidores e discentes do IF Baiano estão racismo, violência de gênero e racial, combate à Covid-19, educação remota e educação e tecnologia. O livro foi lançado pela editora paraense Itacaiúnas.

Segundo o organizador da obra, o docente do Instituto Federal do Pará (IFPA) Jairo da Silva e Silva, a reunião neste e-book da produção acadêmica de diferentes instituições surge a partir da necessidade de lançar luz às experiências educativas bem-sucedidas nos últimos anos, momento em que a educação pública brasileira vem passando por constantes desmontes em vários sentidos (desde a destinação de verbas públicas à tentativa da liberdade de expressão, por exemplo), bem como os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

“A contrapelo dos contratempos e adversidades impostas pelos desmontes e pelo quadro pandêmico, docentes e discentes de várias instituições públicas de ensino a nível nacional, aceitaram o nosso convite-desafio: narrar práticas exitosas na educação pública. Entre tais narrativas, destacamos a participação de 10 docentes, discentes e TAE’s de diferentes campi do Instituto Federal Baiano”, relata o organizador.

Os textos foram selecionados após chamada pública e o IF Baiano foi a instituição de ensino que mais emplacou capítulos no livro. Além da contribuição dos autores Alexandra Bonfim de Oliveira, Laikui Cardoso Lins, Alana Araujo dos Santos, Maria Asenate Conceição Franco, Aureluci Alves de Aquino, Milton Ricardo Silveira Brandão, Gabriela Pereira Cardoso, Pedro Henrique Alves Fernandes, Aldenice de Jesus Cardoso de Almeida e Italanei Oliveira Fernandes, o livro conta com prefácio escrito pela pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Mazzutti.

Para o organizador do livro, destacar práticas educativas positivas e já executadas, mostra-se como relevante em dois aspectos principais: primeiro, evidenciar que “a educação é sempre uma certa teoria do conhecimento posta em prática”, conforme ensinou Paulo Freire; segundo, fazer circular, gratuitamente, experiências educativas que são possíveis de reaplicação em cenários variados.

Para fazer o download do e-book clique aqui!

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/dez-servidores-e-discentes-do-if-baiano-compartilham-praticas-exitosas-na-educacao-em-livro/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)