Dia de Campo Horta Orgânica no Ambito da Agricultura Familiar e Solos
Atualizado em 11 de abril de 2014 às 12:59 horas | Publicado em 11 de abril de 2014 às 12:59 horas

Realizado pelos 02 projetos de extensão: Horta orgânica no âmbito da agricultura familiar e A importância da conservação do solo para agricultura familiar.

Unindo aprendizado prático à responsabilidade social, alunos do curso Técnico em Alimentos, modalidade Proeja, e estudantes do Grupo de Estudos sobre Conservação do Solo, do Campus Santa Inês, promoveram um Dia de Campo, para cerca de 60 agricultores familiares.
O tema da iniciativa foi “Horta Orgânica no Âmbito da Agricultura Familiar e Conservação dos Solos”.

Através de demonstrações práticas, os estudantes Karol Novaes, Edheize Silva, Laise e Ricardo Barreto apresentaram situações a respeito da cobertura do solo, enfatizando a necessidade de plantio e conservação das matas ciliares.

Outros temas abordados pelos estudantes foram técnicas para conservação de sementes, aproveitamento de resíduos agrícolas para produção de composto orgânico e a horta mandala, como item que integra produção animal e vegetal, com a produção de hortaliças, patos e peixes.

A iniciativa foi orientada pelos professores Aurélio Carvalho e André Leonardo Vasconcelos, com o apoio do Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão. As atividades aconteceram na Mata dos Oitis,  Assentamento Pedrinhas, no Município de Ubaíra.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima