Na manhã da última sexta-feira, 27, na quadra poliesportiva do IF Baiano – Campus Santa Inês aconteceu uma reunião com os pais e/ou responsáveis dos estudantes dos cursos técnicos integrados para entrega dos boletins e diálogo com coordenadores de cursos e professores das disciplinas.
Estiveram presentes na reunião, junto aos pais e estudantes, a Diretora-Geral, professora Genilda Lima; o Diretor Acadêmico, professor André Leonardo; coordenadores de Cursos; a Equipe Técnico-pedagógica; o Coordenador de Assuntos Estudantis, Ângelo Francisco; a psicóloga Claudimeia Barreto, os docentes dos cursos integrados e outros membros da comunidade acadêmica.
A Coordenadora de Ensino, professora Tharcilla Pessoa fez a abertura da reunião dando as boas-vindas aos presentes e convidando a Diretora-Geral, professora Genilda Lima que acolheu a todos e explicou sobre a importância da temática que seria discutida no primeiro momento da reunião: Saúde mental. “Quando a gente discute a saúde mental a gente entende e compreende todas as ações que envolvem o nosso corpo, as nossas emoções, como a gente deve agir, cuidar da gente e cuidar do outro”. Disse Genilda.
Além de ressaltar a importância desse momento de discussão e reflexão, a professora Genilda também citou o momento delicado que aconteceu no início da semana, com o falecimento de uma estudante do Campus. “Numa instituição de educação, a gente precisa, realmente, ter esse momento de acolhimento com nós mesmos, entender esse processo e acolhimento com o outro, principalmente em momento de luto” Frisou a Diretora-Geral.
A professora Genilda, informou que estava no planejamento institucional, discussões de temáticas necessárias para humanizar a instituição, e assim, para discutir e refletir sobre a saúde mental, a mesma apresentou o palestrante Valney José: professor, músico, psicólogo e idealizador do projeto “Diálogos Musicados sobre Saúde Mental”, que utiliza a musicalidade, para trabalhar e discutir e trazer profundas reflexões sobre temas como saúde mental, acolhimento, autocuidado, cuidar do outro. Na sua apresentação, Valney destacou: “Sou fruto da escola pública, valorizo muito o ensino público e levanto a bandeira, como psicólogo também, da educação sócio-emocional das escolas de janeiro a janeiro. Não só no ‘Setembro Amarelo’”.
Durante a apresentação, foi possível ver a emoção tomar conta da plateia que, atenta, acompanhava cada palavra de Valney e cantava junto, cada música tocada por ele.
Adriana Santana, mãe do estudante Guilherme Santana, do Curso Técnico em Informática, relata que gostou muito da leveza e cuidado como foi abordado um assunto tão importante, através da música. “Tive uma reflexão sobre como lidar com emoções boas e negativas. Temos que estar atentos aos comportamentos das pessoas, escutar, observar, ajudar e acolher. Por mais reuniões assim!” conclui Adriana.
O segundo momento da reunião foi reservado para a entrega dos boletins dos estudantes aos seus respectivos pais/responsáveis e diálogo destes com os professores para tratar sobre o desempenho e desenvolvimento dos seus filhos nas disciplinas estudadas.
Antes de encerrar a reunião a professora Genilda, fez um chamado a todos os presentes para divulgarem o processo seletivo de ingresso de estudantes dos cursos integrados, que estão com inscrições abertas. A professora informou que tinham cartazes impressos e folders, caso os presentes quisessem levar para seus municípios. Muitos pais e responsáveis, atenderam ao chamado da professora e fizeram questão de levar o material de divulgação para seus municípios.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br