Edital irá selecionar professores de francês da Rede Federal para curso de aperfeiçoamento
Atualizado em 28 de janeiro de 2021 às 10:39 horas | Publicado em 28 de janeiro de 2021 às 10:39 horas

Inscrições até 4 de fevereiro de 2021.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, na última quinta-feira (21/1), edital para seleção de professores de francês ou professores que lecionem outras disciplinas em língua francesa para participação no curso Animer des classes virtuelles – Mode d’emploi. A formação, a distância e gratuita, está prevista para ocorrer entre os dias 8 e 12 de fevereiro, com aulas de 1h30 de duração.

As inscrições podem ser feitas até dia 4 de fevereiro de 2021, por meio de um formulário eletrônico (acesse aqui). A seleção será feita por sorteio e a chamada pública irá selecionar 15 professores ativos permanentes ou substitutos de Francês da Rede Federal e com, no mínimo, nível intermediário de proficiência em francês. Os requisitos completos de participação estão disponíveis no edital.

A chamada pública é resultado da parceria do Conif com a Embaixada da França no Brasil. “Essa cooperação é bastante consolidada e acarretou no desenvolvimento de diversas ações como o bem-sucedido Programa de Leitorado Francês, além de apoio para a realização de atividades entre instituições dos dois países, como o Fórum Ciência e Sociedade”, destaca o coordenador de Relações Internacionais do Conselho, João Paulo Rotelli.

Cronograma:

ATIVIDADESDATAS E PRAZOS
Prazo final para envio da documentação completa conforme item 6 do Edital4 de fevereiro de 2021, às 12h (-3GMT)
Divulgação do resultado finalAté 5 de fevereiro de 2021
Previsão de início do curso8 de fevereiro de 2021

Ainda de acordo com o coordenador, essa ação faz parte do esforço de ampliar e qualificar o ensino da língua francesa na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “É uma oportunidade de aprimoramento metodológico no ensino virtual da língua francesa para os professores da Rede”, completa Rotelli.  Para mais informações, acesse o edital e os documentos com mais informações sobre o curso, disponíveis abaixo.

– Edital CONIF/AI Nº 01, de 20 de janeiro de 2021
– Declaração de proficiência
– Programa do curso

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif