Eleições 2021: saiba como votar para reitor e diretor geral
Atualizado em 15 de dezembro de 2021 às 18:28 horas | Publicado em 15 de dezembro de 2021 às 18:28 horas

As eleições para reitor e diretores gerais de campi do IF Baiano acontecem na próxima quinta-feira, dia 16 de dezembro, de forma virtual, das 8h às 17h, através do sistema Helios Voting  e os eleitores devem estar atentos às instruções para a votação. A Comissão Eleitoral Central divulgou um tutorial com o passo a passo de como depositar o voto na urna de votação virtual e os eleitores podem consultá-lo neste link.

Após acessar o sistema Helios Voting, inserindo ID do Eleitor e Senha (os mesmos usados para acesso ao Sistema Unificado de Administração – SUAP), o eleitor vai ler as instruções e iniciar a cabine de votação. Em seguida, marcará a chapa de sua preferência para reitor e clicará em “próxima questão”, para escolher sua chapa para diretor geral (quem for lotado na reitoria votará apenas para reitor). Depois, é só clicar em “próximo passo” para revisar suas escolhas. Após a revisão, o próximo passo é depositar a cédula na urna e, por último, confirmar ou cancelar (se for necessário).

Podem participar da votação todos(as) os(as) servidores que compõem o quadro de pessoal ativo permanente desta instituição de ensino, assim como os alunos regularmente matriculados nos cursos de ensino médio, técnico, de graduação e de pós-graduação, presenciais ou a distância

Caso o acesso dos estudantes ao SUAP não esteja regularizado, é necessário utilizar a opção “Esqueceu ou deseja alterar sua senha?”. Se ainda assim o usuário não conseguir acesso, ele deve entrar em contato com a Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) do seu campus. Se for o primeiro acesso do usuário ao SUAP, ele deve acessar suap.ifbaiano.edu.br, informar o número de matrícula no campo “usuário” e digitar If@cpf, sendo I (maiúsculo) f (minúsculo) @ (seu CPF sem ponto ou traço) no campo “senha”. Na sequência, cadastrará sua nova senha, que será utilizada nos próximos acessos, inclusive para as eleições, e responderá um questionário.

Para acessar o link do sistema Helios Voting e mais informações sobre o processo eleitoral, consulte a página abaixo:

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/eleicoes-2021-saiba-como-votar-para-reitor-e-diretor-geral/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br