Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Especialização do Campus Santa Inês realiza Encontro do Fórum EJA do Vale do Jiquiriçá e lança e-book
Atualizado em 12 de julho de 2023 às 10:17 horas | Publicado em 12 de julho de 2023 às 10:17 horas

No dia 25 de julho, terça-feira, acontece o Encontro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Vale do Jiquiriçá, evento mobilizado pelo Fórum EJA do Vale do Jiquiriçá. O evento acontecerá no auditório da biblioteca do IF Baiano – Campus Santa Inês e tem como objetivo realizar um encontro, presencial, de estudantes, professores/as da Educação Básica e demais profissionais da educação, para avaliação coletiva de ações realizadas no primeiro semestre de 2023 e para discussão de ações a serem organizadas para o segundo semestre.

Esse será o primeiro encontro presencial após o período pandêmico. Segundo a professora Patrícia Pena, coordenadora da Pós-Graduação em EJA articulada à Educação Profissional do Campus, esse será, também, um momento de discussão de pautas emergentes e urgentes como o Programa Nacional do Livro Didático de Educação de Jovens e Adultos (PNLD – EJA) e o diagnóstico da EJA na Bahia e, mais especificamente, no Vale do Jiquiriçá.

Nesse encontro também haverá o lançamento do e-book “Por que formar professores/professoras especialistas em EJA? Desafios e possibilidades da formação do/a educador/a popular”. A professora Patrícia conta qual o objetivo do e-book: “foi tentar responder a uma questão que emergiu em nossos debates junto a educadores(as) em formação inicial e/ou continuada que têm se dedicado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá”.

A professora explica que os textos que compõem essa coletânea, tecidos em parcerias entre docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Geografia e Especialização em EJA articulada à Educação Profissional – ambos ofertados no IF Baiano – Campus Santa Inês – , tomam como objeto de suas reflexões o seguinte questionamento: por que investir na formação de professores(as) especialistas em EJA a partir de uma concepção de Educação Popular?

O Livro, segundo a professora, foi escrito em um cenário de vida amplamente desolador, com episódios cotidianos de desumanização e negação da ciência, do conhecimento, de sonhos e possibilidades de ser mais, atingindo, prioritariamente, a condição de vida e de sobrevivência dos grupos populares. “Acreditamos, portanto, ser necessário refletir o fazer pedagógico a partir de referenciais mais humanizadores e, para tanto, propomos considerar os trabalhadores jovens e adultos que estudam na Educação Básica como protagonistas de uma perspectiva de educação capaz de nos salvar, de reinventar e reencantar o mundo. Diversos olhares tomaram diferentes pontos de análise” conclui a professora.

O encontro, que tem a parceria do Fórum EJA do Vale do Jiquiriçá, espera um público de, pelo menos, 35 pessoas, entre estudantes da turma 2022 da Pós-graduação do campus, egressos(as), professores(as) e técnicos(as) da pós-Graduação que são autores do livro, professores e professoras da educação básica de municípios do Vale do Jiquiriçá que integram o Fórum EJA do Vale do Jiquiriçá.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br