Estudantes do Campus Santa Inês participam do 45º CONUBES
Atualizado em 17 de junho de 2024 às 10:45 horas | Publicado em 15 de junho de 2024 às 22:11 horas

Estudantes do Campus Santa Inês, dos Cursos Técnicos Integrados Lis Mendes e Stefany Mavi, respectivamente, Presidente e Vice-Presidente do Grêmio Estudantil Carlos Lamarca; e Everson Oliveira, graduando do Curso de Ciências Biológicas do Campus Santa Inês, Presidente do Centro Acadêmico de Biologia, participam da 45ª edição do Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, o CONUBES. O evento é realizado pela UBES e acontece anualmente. Neste ano de 2024 o evento está acontecendo na cidade de Belo Horizonte – MG, entre os dias 14 e 16 de junho.

A diretora Geral, professora Genilda Lima, informou que, para participação das estudantes do Grêmio Estudantil no congresso, houve toda a organização da logística da Diretoria de assistência estudantil (DAE) e teve todo apoio financeiro descentralizado para o campus, pela reitoria do IF Baiano. “A mobilização da gestão reitoria e gestão campus para a participação das representações estudantis neste evento deixa claro a forma como visualizamos a importância das representações estudantis e da necessidade de capacitação, principalmente neste momento em que precisamos unir força em defesa da educação pública e temos consciência que os movimentos estudantis são extremamente importantes nesta luta”. Diz Genilda.

De acordo com a estudante Liz Mendes, 2º ano A do Curso Técnico em Alimentos, o evento traz importantes discussões sobre assuntos estudantis tratados em todo país no momento, garante uma plataforma de debates, de apresentações e de troca de experiência entre estudantes e professores com diferentes realidades e que vieram das mais diversas localidades. “Nós, estudantes que conseguimos participar desse evento, além de representar nosso Campus, adquirimos conhecimento, experiência e muito aprendizado” Relata Liz.

As expectativas para Stefany Mavi, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária, também são as melhores “Espero que seja uma viagem onde eu consiga aprofundar meus conhecimentos, além de ter o prazer imenso de passar um tempo com os organizadores da UGES, fazer novos contatos garantindo a experiência com outros Campi” Diz Mavi.

Everson Oliveira relata que busca, com sua participação no CONUBES “entender o processo formativo de movimento estudantil, sua articulação nacional e também a importância desse movimento, a importância desse congresso para a formação de estudantes, estudantes do senso político, estudante que milita”.

Sobre o CONUBES

O CONUBES  – Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, é o maior evento do movimento secundarista brasileiro que reúne, a cada dois anos, milhares de estudantes de todo o país para debater temas relevantes para a educação, com oficinas práticas, palestras e apresentações culturais, fortalecendo a organização estudantil e construindo um futuro mais justo e igualitário.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima