Na tarde de ontem, 04, estudantes dos Cursos Técnicos Integrados, do Campus Santa Inês, realizaram a prova referente à primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP agendadas para essa data em todo território nacional.
Os Servidores do IF Baiano – Campus Santa Inês continuam em greve e as atividades essenciais estão mantidas durante esse movimento paredista. Entretanto, o calendário com as datas para aplicação das provas da OBMEP é definido pelo próprio programa e estas acontecem, ao mesmo tempo, em todas as escolas cadastradas.
A Diretora Geral, professora Genilda Lima, pontuou o contexto delicado para a realização das Olimpíadas, uma vez que os servidores, de forma legítima, estão em greve. No entanto, houve todos os esforços da gestão para organizar a logística junto com o professor responsável para a realização da prova, por entender a importância das olimpíadas para os estudantes e para a instituição.
De acordo com o professor Anastácio Alves, coordenador local da OBMEP, apenas dezesseis estudantes compareceram para a realização da prova nessa primeira fase. Anastácio é responsável, no Campus, por todo o processo de divulgação da OBMEP, inscrição, aplicação de provas, acompanhamento de estudantes do campus e também realiza aulas preparatórias para as Olimpíadas.
O professor Anastácio acredita que A OBMEP pode “abrir muitas portas para os estudantes” e oportunidades, também para os professores. “A OBMEP pra mim é uma oportunidade de me qualificar cada vez mais, de fornecer melhores treinamentos para meus estudantes e, sobretudo, de motivá-los a estudar Matemática cada vez mais”. Diz Anastácio.
Caroline Cruz, estudante do 2° ano A do Curso Técnico em Agropecuária, afirma que a OBMEP não só é a olimpíada mais aguardada do ano, como também á a que gera mais ansiedade, mas é também a olimpíada mais divertida. “A OBMEP foi a primeira olimpíada que eu fiz na vida e também foi a primeira na qual eu tive o prazer de ser premiada. Foi a responsável por despertar em mim o interesse por outras olimpíadas e por me fazer gostar ainda mais de matemática” relata.
Alisson Vieira Chaves, aluno do 2° ano E do Curso Técnico em Alimentos, também fala sobre suas expectativas com a OBMEP. “Espero que a olimpíada em si cumpra seu objetivo de estimular a prática da matemática e somar novos talentos, visto que, espero ótimos resultados com a primeira e segunda fase, até porque a prova nos incentiva a aprender cada vez mais a matemática, de forma dinâmica e divertida”.
No mês de outubro, às 14h30min do dia 19, acontecem as provas da segunda fase e no dia 20 de dezembro está prevista a divulgação dos premiados.
Sobre a OBMEP
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br