“Ciência – lugar de mulher” foi realizado durante a 5ª SNCT
O tema “Ciência para a redução das desigualdades” inspira discussões sobre as razões pelas quais a ciência é uma construção realizada muito mais por homens do que por mulheres. Por que o número de mulheres membros de comitê de científico, das sociedades de ciências, que ganharam prêmio nobel, bolsistas produtividade entre outros é menor que o dos homens? Há neutralidade no mundo da ciência (ocidental)? As características de gênero frequentemente atribuídas às mulheres coincidem com as de um cientista?
Com o entendimento de que gênero e ciência são construções sociais, históricas, produto de relações de poder, e que seus efeitos tem limitado a vida das mulheres, as professoras Rita Garcia e Catia Farago, junto com suas bolsistas, reuniram estudantes no minicurso “Ciência – lugar de mulher” durante a 5ª SNCT no campus Santa Inês. O minicurso teve por propósito trazer uma reflexão sobre a ausência da mulher na ciência, reconhecendo a contribuição da crítica feminista para sua desdogmatização e redesenho de novos paradigmas para a sociedade.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br