Evento marca Semana Escolar de Combate à Violência Contra Mulher no Campus Santa Inês
Atualizado em 8 de março de 2024 às 15:54 horas | Publicado em 8 de março de 2024 às 13:34 horas

Na tarde da última quarta-feira, 06, foi realizado, no auditório da biblioteca do Campus Santa Inês, o evento que marcou a Semana Escolar de Combate à Violência Contra Mulher. A ação, desenvolvida para toda a comunidade do Campus Santa Inês, foi coordenada pelo Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade, GENI e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, NEABI.

O objetivo do encontro foi contemplar a Lei nº 14.164 de 2021 que prevê a inclusão da violência contra a mulher no currículo da educação básica; instituir a Semana Escolar de Combate à Violência Contra a Mulher no IF Baiano – Campus Santa Inês. A programação contou com exposições imagéticas em stands ao redor do auditório, apresentações teatrais, declamações de poesias de célebres escritoras e também autorais.

A professora Genilda Lima, Diretora do Campus Santa Inês, parabenizou os(as) organizadores(as) do evento e todas as mulheres, falou sobre as lutas, os desafios, as superações e as conquistas das mulheres ao longo dos anos e chamou todos a refletir sobre as conquistas “Estar como diretora e primeira diretora [mulher] dessa instituição, é sim uma luta, é sim uma conquista… e a gente precisa correr atrás de alcançar e conquistar muito mais”.

Professora Dolores Assaritti, Coordenadora do Geni do campus, falou sobre a Lei Maria da Penha e sua importância para o combate à violência contra a mulher, sobre os tipos de violência e a necessidade de criação de redes de proteção à mulher e protocolos de cuidado às vitimas.

Estudantes da 2ª série B, do curso Técnico em Agropecuária, apresentaram, juntamente com a Professora de Filosofia, Cátia Farago, trabalhos sobre o filme “As sufragistas”, onde foram ressaltadas as condições vividas pelas mulheres no fim do XIX e início do século XX, a luta para serem reconhecidas em sua humanidade, a importância do voto e a participação política das mulheres.

Estudantes apresentaram as contribuições das filósofas Olimpe de Gouges, Rosa Luxemburgo, Simone de Beauvoir, Ângela Davis e Marilena Chauí, para a construção de uma sociedade livre do machismo, misoginia, violência e desigualdade de gênero. A professora Cátia também orientou estudantes da 3ª série F, do Curso Técnico em Alimentos, sobre violência política de gênero, como ocorre essa violência e mecanismos para superação.

O trabalho de Sociologia, desenvolvido pela professora Cleomar Cabral com as turmas do 2ºA, 2ºB, 2ºE e 2ºF, buscou evidenciar o protagonismo de mulheres nas Ciências Sociais, brasileiras e estrangeiras.

A partir deste debate os(as) estudantes apontaram as violências e violações sofridas por mulheres como Marielle Franco, Isa Penna e Érica Hilton e apontaram a intersecção dos marcadores de classe e raça refletindo sobre a produção e a reprodução de desigualdades sociais que as mulheres e mulheres trans estão submetidas.

Segundo a professora Dolores, Coordenadora do Geni e uma das organizadoras do evento, o texto de abertura da professora Flávia Souza, membra do NEABI, resumiu as sensações e expectativas em torno do evento:

“Estamos aqui hoje para conversar sobre um tema que, a meu ver, é crítico, caótico, intolerável e criminoso e, assim, questiono: porque temos que realizar uma semana de combate a violência à mulher, nas escolas? Gostaria que isso fosse refletido com seriedade e profundidade. Nesta tarde, nós vamos nos dedicar a falar de amor e dor através da Arte. Creio que seja um caminho possível para ampliar os debates, pois a sociedade clama e implora para que essa violência tenha um fim e não tenhamos mais que lamentar injustiças, assédios e feminicídios. Estaremos entre nós mesmas, ecoando nossas vozes através da poesia, dos contos, dos gritos e das lágrimas, aqui na Academia e também pelas quebradas” (Flávia Souza).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima