Evento no Campus Santa Inês levanta discussões sobre água salobra
Atualizado em 9 de abril de 2019 às 11:37 horas | Publicado em 9 de abril de 2019 às 11:37 horas

O Grupo de Estudos Socioambientais com Ênfase em Recursos Hídricos (GESARH), do IF Baiano Campus Santa Inês, promoveu no Dia Mundial da Água, 22 de março, palestras e debates com o objetivo de trazer reflexões mediante o tema  “Água salobra também é água”.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Rafael Trocoli, do Diretor do Campus Santa Inês, Abdon Nogueira, do Coordenador de Ensino, Vinícius Figueiredo, da Coordenadora Docente do GESARH, Thécia Paes e da Coordenadora Discente do GESARH, Geisyane da Silva.

O evento discutiu a temática da água salobra de forma multidisciplinar durante programação de palestras e debates, e que também incluiu momento cultural e a exposição do estande “Monitoramento Ambiental do Rio Jiquiriçá-BA”, montado pelos estudantes do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de “Monitoramento Ambiental com Ênfase em Recursos Hídricos”. Também houve sorteio de brindes aos participantes do encontro.

A ideia de trazer à luz o tema da água salobra surgiu a partir de discussões do GESARH sobre as necessidades e condições socioambientais da região do Vale do Jiquiriçá, onde o campus está inserido. Localizada no semiárido baiano, a região possui diversos poços perfurados, mas abandonados devido à presença de água salobra.

O evento contou com o apoio e participação da Secretaria do Meio Ambiente do estado (Sema) que apresentou ao público as ações do Programa Água Doce, tecnologia social que já conta com quase 200 sistemas de dessalinização de água salobra instalados no semiárido do estado. O objetivo do órgão ambiental é abrir o programa a pesquisa e extensão acadêmicas que possam contribuir com sugestões de melhorias e inovação.

Sobre o GESARH: O Grupo de Estudos Socioambientais com Ênfase Recursos Hídricos do Vale Jiquiriçá-BA, é composto por docentes, técnico-administrativos e discentes do IF Baiano Campus Santa Inês. Seu principal objetivo é promover a difusão do conhecimento científico na área socioambiental, por meio de atividades acadêmicas que abordam os padrões de qualidade de água, preservação e recuperação de bacia hidrográfica, monitoramento socioambiental, legislação aplicada à bacia hidrográfica, educação ambiental, gestão participativa, dentre outros temas relacionados a recursos hídricos.

Veja alguns registros do evento

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)