Feira de Saúde e Cidadania presta serviços e atendimentos à comunidade em Santa Inês
Atualizado em 24 de novembro de 2022 às 20:40 horas | Publicado em 24 de novembro de 2022 às 16:10 horas

Na quarta-feira, 23, após dois anos sem acontecer, devido à pandemia de Covid-19, a Feira de Saúde e Cidadania do IF Baiano – Campus Santa Inês chega à sua quarta edição em 2022. Idealizada pela Comissão Pró-Saúde, a iniciativa promoveu um dia inteiro de atividades dedicadas à saúde e ao bem-estar, com a participação de estudantes, servidores técnico-Administrativos, colaboradores, professores, e parceiros na prestação de serviços à comunidade.

A programação contou com oficinas, aulas de dança e yoga, palestras, estandes e apresentações culturais, além de serviços de saúde e cuidados pessoais.

“Realizar a Feira de Saúde e Cidadania nesse contexto, de pós-pandemia, de retorno às nossas atividades, tem um significado muito especial para o nosso campus, porque estamos promovendo ações em educação e voltadas à saúde, alinhadas à formação cidadã e a esse diálogo com o nosso território”, afirma Genilda Lima, diretora geral do campus. “Nos nossos estandes, os expositores são da  comunidade e estudantes aqui do campus, que se tornam os protagonistas das atividades. Nesse momento, que estamos em processo de ingresso de estudantes, ações como essas mostram a importância do IF Baiano como instituição de educação”.

Ana Beatriz Santos, estudante do 3° ano do curso Técnico em Alimentos, conta que participava da Feira antes mesmo de ingressar no IF Baiano.  “Eu sempre quis muito participar do evento como estudante, porque eu já participei quando estudava em uma escola estadual. Eu vinha pra cá e sempre gostei muito da Feira de Saúde e Cidadania”.

Nesta edição, Ana participou como expositora: “acho muito importante este evento, pois pudemos, a partir da pesquisa que a gente fez, socializar as informações com as pessoas, como a importância da alimentação saudável, a diferença entre misturas lácteas, entre outras informações. É um evento que abre oportunidades para as pessoas”.

Tharcila Pessoa, coordenadora de ensino, explica que o evento tem importância também para a saúde mental dos alunos. “A Feira de Saúde é uma tradição do campus, que acontece no final do ano e é importante para que os alunos tenham esse vigor. Temos diversos estandes relacionados a terapias, atividades afetivas, saúde, vacinas, então traz todo esse cuidado com os alunos. No sentido pedagógico, é uma renovação de energia para as aulas, e, ao mesmo tempo, promover o entendimento da saúde, segurança, biossegurança, segurança com animais peçonhentos, como se comportar, se encontrar, a importância da vacinação, então são várias atividades para que os estudantes possam dar prioridade à saúde. E além de ser uma atividade deles, é uma atividade deles para os outros também, então eles também se envolvem na promoção de saúde para a população das redondezas do instituto”.

Parceira do evento, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) esteve presente através do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, que tem sede no campus de Jequié da UESB. Segundo Adriana Nery, professora do Programa, “essa parceria entre nosso programa e o IF Baiano, uma parceria entre educação e saúde, só fortalece a prática da educação, da saúde, e o Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, dá voz aos estudantes, e a gente pode observar aqui uma diversidade de talentos, de perspectivas para o futuro, ao mesmo tempo em que conseguimos trabalhar na prevenção de doenças e na promoção da saúde”.

O evento teve como parceiros institucionais a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Inês, a Secretaria Municipal de Saúde de Jiquiriçá e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, e contou com a participação voluntária de diversos profissionais da área da saúde e dos cuidados pessoais. Entre os estandes e serviços ofertados estão aulas de dança e yoga, massoterapia, reflexologia, argiloterapia, saúde adolescente, corte de cabelo e manicure, orientações sobre contato e lida com animais peçonhentos, arte e afetividade, plantas medicinais, licureteria, ciência dos alimentos, oficina de dança afro, oficina de capoeira, entre outros.

Para Anderson Jambeiro, presidente da Comissão Pró-Saúde, “o evento tem o significado importante de  fazer essa reunião de colaboradores e parceiros do Vale, a UESB, as secretarias municipais de saúde, que estão juntos em diversas atividades da área de saúde. Significa muito também para nós, que somos profissionais da área de saúde do campus, é também um fortalecimento da instituição, da nossa ação cidadã pós-pandemia, e ainda reforça a importância do fortalecimento do SUS, que é o sistema único de saúde brasileiro, e que nós estamos sempre trazendo como carro-chefe em nossos eventos e atividades”.

Seu Antônio Soares, de Santa Inês, levou plantas medicinais ao evento. “Acho muito importante a participação, além de expor as minhas plantas, eu aprendo muito também”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima