Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Grupo de estudos divulga mapeamento diário de casos de COVID-19 na Bahia
Atualizado em 27 de abril de 2020 às 9:37 horas | Publicado em 27 de abril de 2020 às 9:37 horas

.

O Grupo de Estudos Geografia dos Territórios e Espaços Rurais (Geoter), do Campus Santa Inês do IF Baiano, vem alertando a população baiana acerca da propagação do novo coronavírus, com a elaboração do Mapa de Monitoramento de Casos de coronavírus registrados no Estado da Bahia. O levantamento é realizado e divulgado diariamente via redes sociais e tem o intuito de facilitar o acesso aos dados oficiais gerados pelo governo do Estado a respeito dos casos de COVID-19 e colaborar com a antecipação de ações para combater a pandemia. 

O Geoter, fundado em 2014 e formado por docentes e estudantes do curso de licenciatura em Geografia do Campus Santa Inês, vem produzindo os mapas diários desde o início de abril. Para isso, realizam o levantamento de dados, utilizando como fonte os boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “A partir daí, filtramos as informações consideradas relevantes para divulgação, como: municípios com casos confirmados, faixa etária mais acometida, número de óbitos, etc. Posteriormente, alimentamos um software livre de mapeamento para elaboração dos mapas”, explica o docente Leonardo Teixeira, integrante do Geoter. 

Mapa divulgado pelo Geoter em 23 de abril.

Os mapas elaborados são divulgados, todos os dias, para a população, por meio do perfil do grupo na rede social Instagram (@geoterifbaiano) e compartilhados via e-mail e WhatsApp, acompanhando textos explicativos. 

Segundo Teixeira, o objetivo é demonstrar, por meio da espacialização dos casos confirmados, o comportamento da doença no estado, alertando a população a respeito do aumento do número de casos e regiões mais afetadas. Ele também acredita que a ação pode contribuir para que as pessoas estejam bem informadas e possam encarar as recomendações das autoridades de saúde com mais seriedade. “A representação dos dados por meio dos mapas permite às pessoas compreenderem a distribuição espacial da doença pelo estado, diante de um cenário de crescimento diário elevado de casos. Além disso, consiste em uma contribuição do Curso de Licenciatura em Geografia do Campus Santa Inês para o enfrentamento dessa pandemia”, ressalta. 

Em uma próxima fase da iniciativa, o grupo pretende “elaborar análises sobre os impactos socioeconômicos gerados pela pandemia e prognósticos que possibilitem o acompanhamento de ações por parte dos gestores municipais, focando principalmente a situação no Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá”, conclui o docente. 

Sobre o Geoter – Fundado em 2014, o Grupo de Estudos Grupo de Estudos Geografia dos Territórios e Espaços Rurais tem como objetivo discutir questões que possam aprimorar o processo formativo dos estudantes, promovendo a circulação dos conhecimentos construídos, além de estabelecer um regime de cooperação entre o IF Baiano e as comunidades pesquisadas. As atividades em desenvolvimento têm como argumentos centrais temas relacionados ao objeto de estudo, os territórios e espaços rurais.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br