IF Baiano aprova 216 bolsas para ofertar em Pibid e PRP
Atualizado em 16 de setembro de 2022 às 11:39 horas | Publicado em 16 de setembro de 2022 às 11:39 horas

O Instituto Federal Baiano recebeu, no dia 05 de setembro, o resultado da submissão das propostos dos projetos institucionais submetidos ao Programa Residência Pedagógica – PRP e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Foram aprovadas 96 bolsas para o Pibid e 120 para o PRP, que serão disponibilizadas em editais de seleção lançados em breve.

Em ambos os programas, serão contemplados estudantes das licenciaturas, dos campi Catu, Guanambi, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha e Valença, dos cursos de Química, Biologia, Geografia, Ciências da Computação e Ciências Agrárias.

Com o título “A Formação Inicial Docente no âmbito da abordagem Multirreferencial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano” a proposta institucional do IF Baiano para o Pibid está sob coordenação do professor Maurício de Almeida Pereira. Já a proposta para o PRP, “Interações Formativas Multirreferenciadas: o saber e o fazer do Ofício de Mestre no contexto da formação inicial docente nas dimensões epistemológica e ontológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano” é coordenada pelo professor José Aurimar dos Santos Angelim.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) oferece bolsas de iniciação à docência a discentes que estão na primeira metade do curso. O Programa Residência Pedagógica oferece bolsas a discentes que estão na segunda metade do curso. Ambos oportunizam o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, ao anteciparem o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública, fazendo uma ponte entre as universidades e institutos federais e as escolas públicas de educação básica.

Através da cooperação com as secretarias estaduais, municipais, e o governo federal, os programas contribuem para a melhora do ensino público, incentiva a carreira do magistério e contribui para a permanência e êxito dos bolsistas nos cursos de Licenciatura das Instituições de Educação Superior.

Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-aprova-216-bolsas-para-ofertar-em-pibid-e-prp/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)