IF Baiano – Campus Santa Inês Apresenta Resultados da Autoavaliação Institucional para a comunidade interna
Atualizado em 29 de agosto de 2023 às 14:19 horas | Publicado em 29 de agosto de 2023 às 14:19 horas

Nos dias 19 de julho e 21 de agosto de 2023, o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Santa Inês foi palco de um evento de grande relevância para a comunidade acadêmica. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do campus organizou duas sessões de apresentação dos resultados da Autoavaliação Institucional, focando nos eixos 3 e 4 – Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão, respectivamente.

O objetivo primordial desses encontros foi proporcionar uma plataforma de transparência e participação ativa de todos os segmentos da comunidade acadêmica, incluindo docentes, discentes, técnico-administrativos e gestores, no processo de avaliação e aprimoramento contínuo da instituição. A autoavaliação institucional é um instrumento fundamental para promover a qualidade da educação oferecida, identificar pontos fortes e fragilidades, e planejar ações de melhorias tangíveis.

No dia 19 de julho, o curso de Bacharelado em Zootecnia reuniu-se para a apresentação dos resultados específicos ao Eixo 3 – Políticas Acadêmicas e o Eixo 4 – Políticas de Gestão.  As discussões abrangeram as concepções dos diferentes segmentos quanto a dimensões das Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, a comunicação com a sociedade, políticas de atendimento aos discentes, além de outros aspectos relevantes que contribuem para a excelência acadêmica.

Já no dia 21 de agosto, foi a vez das Licenciaturas em Ciências Biológicas e Geografia participarem da apresentação. A discussão envolveu além dos temas já citados anteriormente, temas como a gestão administrativa, planejamento estratégico, sustentabilidade financeira e outros elementos que impactam diretamente na gestão eficiente da instituição.

O presidente da comissão central e representante docente no campus Santa Inês, o professor Valdinei Souza, comenta que a participação ativa de todos os membros da comunidade acadêmica na avaliação é de suma importância, uma vez que cada perspectiva contribui para uma análise completa e precisa da situação institucional. A coleta de informações e percepções de diferentes partes interessadas ajuda a construir um diagnóstico realista, o que, por sua vez, possibilita a implementação de medidas concretas para aprimorar a qualidade dos serviços educacionais, bem como os processos de gestão.

A professora Alexandra Pereira, representante docente e coordenadora da CPA local afirma que a participação dos docentes na autoavaliação institucional, tem sido razoável, quase 50% de participação. Mas pode melhorar. Para Alexandra “A autoavaliação é um diagnóstico institucional, envolvendo as atividades que impactam diretamente na nossa missão de levar ensino, pesquisa e extensão de qualidade aos diversos públicos que atendemos”. Ela considera que “conhecer a opinião dos segmentos  sobre essas ações é imprescindível para nortear, ampliar, melhorar e/ou manter  decisões que impactam a instituição”. E encerra sua fala com essa afirmativa:  “Se eu conhecer o que está bom e o que está ruim eu posso promover ações para melhorar. Essa é a missão de uma avaliação tão abrangente.”

Marília Almeida Santos, representante do segmento discente aproveitou o momento para agradecer a todos os discentes que participaram da avaliação. Ela faz uma análise dos trabalhos da CPA e diz que: “Embora o número de alunos que participaram nesta avaliação foi superior a avaliação anterior, podemos nos articular para que a próxima avaliação tenha uma maior participação. Estamos em busca de melhorias para nossa instituição e nosso curso.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima