IF Baiano marca presença na Festa Literária de Cachoeira 2023
Atualizado em 31 de outubro de 2023 às 12:04 horas | Publicado em 31 de outubro de 2023 às 12:04 horas

A Editora do IF Baiano ainda nem nasceu e já é esperada e divulgada em eventos literários. Entre os dias 26 e 28 de outubro, o IF Baiano esteve na Festa Literária de Cachoeira 2023, realizando palestras, expondo livros de autores da instituição e vídeos sobre o IF Baiano, além de divulgar a editora que está em vias de implantação.

A participação do IF Baiano na Flica aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Cachoeira e recebeu estudantes, professores e o público geral da Festa.  As palestras abordaram o tema “Biblioteca Pública do Estado da Bahia 212 anos: Passado, presente e o futuro”, ministrada pelo palestrante Josuel Ferreira dos Santos, servidor da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação, que trabalha na implementação da Editora do IF Baiano, e  “Literaturas Locais e formação do Leitor Literário: Razões e desafios”, ministrada pelo professor Gilson Antunes, do campus Valença.

Ao discutir as literaturas locais e a formação do leitor literário, Gilson questionou o público sobre qual obra literária chacoalhou sua vida, enquanto sujeito e falou sobre o quanto a literatura marca vidas. Para ele, a formação do leitor passa por fazer da prática literária uma desconstrução. “O papel da escola é formar o leitor, mas o leitor emancipado, aquele que lê com proficiência, com maturidade, a escola proporciona o letramento literário”, afirma o docente. Ele defende que a leitura literária é um direito fundamental que não pode ser negado.

Na plateia, havia escritores de diferentes cidades que discutiram a valorização da literatura local e até fizeram leituras e recitais de seus próprios textos. Desses escritores, duas são alunas do ensino médio, uma do IF Baiano e uma do Colégio Estadual Martinho Salles de São Francisco do Conde.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Rafael Oliva Trocoli, e o coordenador geral de Qualificação Profissional do Instituto, Luís Gomes, estiveram presentes na abertura da palestra do dia 27. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, a editora do IF Baiano surgiu com a finalidade de acolher as obras científicas e literárias de autoria da sua comunidade acadêmica. “Desse modo, a editora do IF Baiano atenderá uma demanda reprimida, a qual tanto necessita de acolhimento no nosso Instituto. A estimativa é para publicação do primeiro edital da Editora, ainda em 2023”, conta Rafael”. A editora acolherá publicações didáticas, literárias, séries temáticas e por área de conhecimento CAPES.

Para Luís Gomes, a participação do IF Baiano, enquanto editora, nesses eventos é de fundamental importância, tanto por divulgar os nossos escritores, quanto por atrair novos autores para a editora. “Esse evento é um dos mais importantes da Bahia para o mercado editorial e está tendo um crescimento na visibilidade nacional também. Então, é importante para a gente conhecer os autores locais, para a gente criar laços com a comunidade, criar laços com autores novos que podem ser possíveis autores da nossa editora”, explica.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima