Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano oferta curso do programa Academia de Redes da Cisco
Atualizado em 29 de julho de 2021 às 18:40 horas | Publicado em 29 de julho de 2021 às 18:40 horas

Capacitação gratuita é voltada para profissionais da área de tecnologia da informação e faz parte de parceria com empresa líder em tecnologia

O IF Baiano abre inscrições nesta sexta-feira, 30, para o curso CCNA: Introdução a Redes, desenvolvido pelo programa Cisco Networking Academy (Academia de Redes da Cisco). A capacitação tem como público-alvo profissionais e estudantes da área de Tecnologia da Informação (TI) e será realizada na modalidade de Educação à Distância (EAD), com carga horária total de 60h.

Para se inscrever, os interessados devem acessar esta página, no período de 30 de julho a 11 de agosto, e preencher um formulário de inscrição. Apesar de não haver pré-requisito para participar, recomenda-se que os alunos tenham conhecimentos básicos de informática e redes de computadores. Ao todo, são 70 vagas disponíveis. Caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas, o critério de seleção será a ordem de inscrição.

Durante a realização do curso, os estudantes selecionados terão acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com link para as aulas síncronas, livro didático, exercícios, roteiros de práticas de laboratório (virtual), software de simulação e avaliações. O início das aulas está previsto para 16 de agosto. 

O curso de Introdução a Redes é o primeiro de uma série de três e irá capacitar os estudantes a criar e gerenciar redes de pequeno porte. “Ao final dos três cursos, o estudante estará preparado para obter a Certificação CCNA [Cisco Certified Network Associate], uma das mais requisitadas e aceitas certificações profissionais na área de redes. Os participantes do curso terão acesso a um rico material didático e software de simulação desenvolvidos pela Cisco. Todos esses recursos estarão disponíveis gratuitamente aos participantes”, explica o servidor da Diretoria de Gestão e Tecnologia da Informação do IF Baiano (DGTI), Joel Cordeiro Júnior, um dos profissionais da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica certificados como instrutores dos cursos da NetAcad nos institutos federais. 

A descrição completa do curso está disponível na página oficial da NetAcad.

Academia Cisco no IF Baiano

A oferta do curso CCNA: Introdução a Redes pelo IF Baiano é resultado da parceria entre a Academia de Redes da Cisco (NetAcad) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), lançada em março deste ano. A Cisco é uma empresa líder mundial em tecnologia para a Internet e o programa NetAcad é um projeto social voltado para a popularização do ensino de tecnologias da informação.

“A NetAcad tem mais de 20 anos de atuação, está presente em 180 países e já formou 12.7 milhões de estudantes em todo o mundo. Essa parceria contribui para a inclusão social e digital da comunidade do IF Baiano, disponibilizando acesso gratuito aos conteúdos presentes na plataforma da NetAcad. Além disso, essa parceria permite que o ensino de tecnologias esteja alinhado com as demandas globais, aumentando as chances de empregabilidade dos estudantes e profissionais envolvidos”, afirma o servidor. 

Além do curso CCNA – Introdução a Redes, a NetAcad do IF Baiano está apta a ofertar, mas ainda sem definição de datas, os seguintes cursos: Fique Conectado, Introdução ao Packet Tracer, Introdução à Cibersegurança, Cibersegurança Essencial, Introdução à Internet das Coisas (IoT), Redes Essencial e Programação Essencial com Python. 

“Além dos cursos citados, a NetAcad do IF Baiano pode aumentar seu catálogo de cursos por meio da capacitação de seus instrutores. Ainda este ano, deve ser ofertada uma turma do curso Introdução à Cibersegurança. No início do próximo ano, 2022, uma nova programação de cursos será divulgada”, revela. 

Para obter mais informações sobre a NetAcad no IF Baiano, entre em contato pelo e-mail netacad@ifbaiano.edu.br.


Matéria ASCOM disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/blog/if-baiano-oferta-curso-do-programa-academia-de-redes-da-cisco/

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima
E-mail: gabinete@si.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br