IF Baiano participa de Encontro Nacional de Popularização da Ciência
Atualizado em 22 de dezembro de 2023 às 10:09 horas | Publicado em 22 de dezembro de 2023 às 10:09 horas

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023, ocorreu o Encontro Nacional de Popularização da Ciência, uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI em Brasília. O evento reuniu os coordenadores de projetos aprovados para financiamento pelo MCTI em diversas linhas, proporcionando um espaço para troca de experiências significativas.

Os coordenadores compartilharam êxitos e desafios enfrentados antes, durante e após a realização de projetos, promovendo um ambiente de aprendizado e networking. O IF Baiano, que teve 6 projetos aprovados em 2023, esteve no evento representado pelo servidor do campus Serrinha, Jorge Luiz Peixoto Bispo. Ele desempenha o papel de coordenador da 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Serrinha, aprovada pelo edital do CNPq.

De acordo com Jorge, a presença ativa de representantes de instituições como o IF Baiano ressalta o compromisso e a contribuição das instituições de ensino na disseminação do conhecimento científico. O evento contou com o apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, e da Coordenação-Geral de Popularização da Ciência e Tecnologia.

O centro das discussões foi a relevância da Popularização da Ciência e seus impactos no desenvolvimento social do Brasil. Um marco importante foi a apresentação do novo Decreto 11.754/2023, que institui o Programa Nacional de Popularização da Ciência e o Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia. Essa medida visa fortalecer e orientar iniciativas que levem o conhecimento científico a diferentes camadas da sociedade.

Durante o encontro, foram realizadas rodas de conversa abordando as ações estruturantes do Pop Ciência, Olimpíadas Científicas, Feiras e Mostras, Centros e Museus de Ciências, e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Cada uma dessas iniciativas busca ampliar o acesso à ciência, promovendo a interação e o interesse do público. O Encontro Nacional de Popularização da Ciência consolidou-se como um espaço fundamental para impulsionar iniciativas que aproximam a ciência da sociedade, promovendo um diálogo contínuo entre a comunidade científica e a população em geral.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima