IF Baiano promoverá palestra sobre uso de agrotóxicos no Vale do Jiquiriçá
Atualizado em 4 de agosto de 2020 às 10:32 horas | Publicado em 4 de agosto de 2020 às 10:32 horas

A transmissão da palestra acontecerá dia 06/08, às 18h

O Núcleo de Estudos em Questões Agrárias do IF Baiano, campus Santa Inês, em parceria com o Grupo de Estudos Geografia dos Territórios e Espaços Rurais, realizará no próximo dia 6 de agosto palestra online sobre o uso de agrotóxicos na Bahia. A palestra apresentará os resultados da pesquisa “Geografando o uso de agrotóxicos no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá” que mapeia a comercialização de agrotóxicos nos municípios da região do Vale. A transmissão da palestra acontecerá às 18h, neste link. Durante a transmissão, os participantes se inscreverão para emissão de certificado.
O primeiro ponto de discussão do evento será a liberação de agrotóxicos pelo Poder Executivo Federal, o segundo será a exposição do levantamento feito pelo grupo da série histórica das lavouras permanentes e temporárias dos vinte municípios que compõe o Vale do Jiquiriçá, por último, os palestrantes apresentarão os municípios do Vale que se destacam na comercialização de agrotóxicos.
Segundo a coordenadora do projeto, a docente Aline Lima, as pesquisas realizadas têm apontado que, desde 2008, o Brasil se tornou o maior consumidor mundial de agrotóxicos em valores absolutos. Somente no ano de 2019, o governo brasileiro autorizou o registro de 505 agrotóxicos, sendo 32% deles classificados na escala extremamente/altamente tóxicos.

Para Aline, o resultado desse processo é um passivo para a saúde humana e para o meio ambiente. “Esta realidade está presente no Vale do Jiquiriçá, seja através das altas taxas de intoxicação por agrotóxicos de uso agrícola em Itaquara e Itiruçu e/ou da contaminação das águas de 13 dos 20 municípios do Vale (Amargosa, Brejões, Cravolândia, Elísio Medrado, Jaguaquara, Jiquiriçá, Lafayete Coutinho, Laje, Lajedo do Tabocal, Maracás, Planaltino, São Miguel das Matas e Ubaíra). Sem contar nos outros 7 municípios (Irajuba, Itaquara, Itiruçu, Milagres, Mutuípe, Nova Itarana e Santa Inês) sobre os quais não há registro”, explica a docente.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)
Diretora: Genilda de Souza Lima