IF Baiano realiza palestras para fomentar empreendedorismo e inovação
Atualizado em 15 de julho de 2020 às 10:33 horas | Publicado em 15 de julho de 2020 às 10:30 horas

O evento online tem programação até o dia 24 de julho

Iniciou segunda-feira, 13, a primeira de uma série de atividades do projeto Caravana da Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IF Baiano. O evento online tem programação nos dias 13, 14, 15, 20, 21, 22 e 24 de julho, sempre às 14h, através da plataforma Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A Coordenadora Geral de Parcerias Nacionais e Internacionais do IF Baiano, Priscila Coutinho Miranda, abre o ciclo de palestras, falando sobre o tema “A importância das Parcerias Institucionais: Oportunidades no contexto da Economia 4.0”.

O Projeto Caravana da Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação é um ciclo de palestras e oficinas para fomentar discussões da comunidade acadêmica do IF Baiano em parceria com Sebrae, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e outras instituições. “Para a primeira temporada, queremos aproveitar a onda de oportunidades de captação de recursos focados na Economia 4.0. Pretendemos provocar e fomentar a discussão deste tema na comunidade abordando informações estratégicas, conceitos e práticas que norteiam o ambiente inovador, o desenvolvimento das tecnologias habilitadoras e de produção, a extensão tecnológica, a importância de parcerias institucionais e o empreendedorismo inovador rumo à Sociedade 4.0 sem abrir mão da verticalização dos projetos e interação com o arranjo produtivo local”, explica a nova pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Mazzutti.

Luciana destaca que a Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação segue promovendo parcerias em eventos e editais, adaptados à realidade da pandemia. A pró-reitora informa que duas Chamadas Internas conjuntas da Pró-reitoria de Ensino, Pró-reitoria de Extensão e Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação serão publicadas na próxima semana com objetivo de compor propostas institucionais em editais externos voltados para capacitação para servidores e bolsistas e também para desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

No primeiro dia de programação, houve 280 acessos à sala de transmissão da palestra. Abriram o evento a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, Luciana Mazzutti, e a secretária em exercício da Secti, Mara Souza.
Confira a programação completa:

13 de julho: A importância das Parcerias Institucionais: Oportunidades no contexto da Economia 4.0
14 de julho: Editais no contexto 4.0
15 de julho: Empreendedorismo Tecnológico e as Instituições de Educação, Ciência e Tecnologia
20 de julho: Projetos de iniciação tecnológica por meio das metodologias ativas
21 de julho:
 Tecnologias Habilitadoras da Economia 4.0
22 de julho: Economia 4.0
24 de julho: Panorama dos serviços 4.0

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Santa Inês
BR 420 (Rodovia Santa Inês – Ubaíra), Zona Rural, Bahia - CEP: 45320-000

Tel.: (73) 98107-9118 (Recepção/Portaria) | (73) 98128-9734 (Pavilhão Pedagógico)