Os servidores foram aprovados no último concurso, realizado em 2024, para recomposição de quadro institucional
Nesta terça-feira, 13, o Instituto Federal Baiano recebeu 53 novos servidores técnicos-administravivos em uma cerimônia de posse coletiva para recomposição do quadro de servidores, no prédio Professor João Batista, em Salvador. Os servidores foram acolhidos com um café da manhã, seguido da cerimônia de posse e de uma programação para a ambientação dos recém-chegados à instituição. O coral do Campus Catu deixou o clima do evento, que já era de alegria e realização, ainda mais emocionante com músicas que falavam sobre as lutas da vida, conquistas e coletividade.
Compuseram a mesa da cerimônia de posse o reitor Aécio José Duarte, o diretor executivo Marcelito Ameida e a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide Cruz Damasceno. Antes de ler o termo de posse, a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide Cruz Damasceno, destacou que este é um momento significativo, pois marca o início de uma nova jornada para cada um dos novos servidores e também fortalece a missão institucional do IF Baiano. “Aqui, cada servidor tem um papel essencial, independente da sua área de atuação. Vocês que chegam agora, com as suas competências e talentos são tão fundamentais quanto aqueles que já estão aqui a mais tempo”, disse a diretora aos empossados.
Para o reitor, o momento de recepção de novos servidores é a culminância de um trabalho árduo que começa antes da realização do concurso. “É um ato, antes de tudo, de acolhimento de pessoas. Temos pessoas que vêm de outras unidades, de outras instituições, bastante distintas e que estão com o desejo de fazer parte do nosso quadro para contribuir com o que a gente faz, que é fazer a educação, é transformar a vida dos nossos alunos”, conta o reitor.
Para os novos servidores, alguns deles, inclusive, ex-alunos da instituição, o reitor falou sobre a importância do trabalho de cada um e afirmou que para ele não existe distinção entre atividade meio e atividade fim: todos os servidores do IF Baiano contribuem com igual relevância para a educação. “Eu acho que nós temos que criar uma cultura de receber dessa forma, de receber como as pessoas têm que ser recebidas e dando importância à condição não somente de servidor, mas a importância de estar recebendo gente que vai trabalhar com gente para transformar a vida de muito mais gente”, conclui.
Após assinar o termo de posse, cada servidor(a) recebeu os cumprimentos do diretor ou da diretora da unidade onde irão atuar. Para o reitor, o momento era de alegria e orgulho. Chamou sua atenção que os novos servidores chegaram à recepção com rostos um tanto tímidos e apreensivos, mas em pouco tempo já estavam se conhecendo, se parabenizando.
Para a recém-empossada no cargo de pedagoga em Uruçuca, Daniela de Jesus Lima, o momento foi de realização de um sonho: “Eu abdiquei de muita coisa nos últimos meses para poder me preparar para a prova que aconteceu em abril e, assim, valeu a pena, né? Valeu a pena, porque eu passei em primeiro lugar e estou hoje tomando posse no cargo que eu sempre sonhei”. A sergipana, Daniela, foi para a posse acompanhada de sua mãe e, apesar da ansiedade que envolve mudar de estado e começar um trabalho novo, ela está otimista.
Silas Araújo Moreira chega ao Campus Uruçuca como técnico de laboratório de Agroindústria e Alimentos e conta que esperava por uma aprovação em concurso público desde que se formou. “Mas, assim, é uma reviravolta na vida, né? Porque fica a 450 km da minha cidade”, pontua, o servidor. Ele está de mudança de Retirolândia para Uruçuca com a esposa e o filho e está animado para trabalhar no IF Baiano, pois já trabalhava numa escola estadual como professor de Gastronomia e já tem familiaridade com o ambiente escolar.
Jefferson Silva Carvalho é um dos servidores que já foi aluno do IF Baiano, no curso técnico integrado. Após fazer graduação, mestrado e doutorado, Jefferson volta ao IF Baiano como médico veterinário do Campus Governador Mangabeira. Foi na zona rural onde nasceu que surgiu sua paixão por animais e foi na Escola Agrotécnica de Senhor do Bonfim que surgiu o desejo de trabalhar cuidando deles. Agora, o cuidado vai ser no IF Baiano, inspirando o despertar de alunos para essa relação de dedicação aos animais. “É uma mistura de alegria e de orgulho também, de voltar a uma casa que faz parte da minha história. Eu posso dizer que o IF, hoje IF Baiano, antiga Agrotécnica, é onde tudo se iniciou. É o meu alicerce, porque a partir de lá eu fui alcançando outros objetivos, né?”, conta Jefferson.
A programação segue ao longo do dia com palestras que visam apresentar a instituição aos servidores e ambientá-los ao serviço público.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br